Johann Zarco se sagrou campeão mundial da Moto2 nessa sexta-feira (9). O francês pôde comemorar antecipadamente depois que Esteve ‘Tito’ Rabat desistiu de participar do Grande Prêmio de Motegi, devido à uma lesão no braço esquerdo em testes privados.
Rabat chegou a participar do primeiro treino livre (FP1), completando apenas oito voltas bem fora do ritmo devido à falta de força no braço lesionado. O espanhol, então teve uma reunião com sua equipe e eles decidiram por sua desistência, para que a lesão não se agravasse.
“A dor não era muito grande, mas eu não tinha nenhuma força para lidar com as fortes frenagens aqui de Motegi. Não fazia sentido continuar nesse final de semana. As chances no campeonato se foram e não vale a pena chegar em segundo lugar correndo o risco de cair e piorar a lesão. Estou decepcionado por não conseguir levar a luta (pelo título) até o final, mas parabéns à Johann Zarco. Ele fez uma temporada impecável e é um campeão digno.” (Esteve Rabat)
Zarco comemorou em grande estilo, terminando o segundo treino livre (FP2) na liderança, com 39 milésimos de vantagem para Alex Rins. O francês, que fez sua estreia na Moto2 nessa mesma pista, quatro ano atrás disse que é um sonho se tornando realidade.
“É fantástico. É um sonho tornado realidade. Agora é hora de ter calma e vamos deixar a comemoração para domingo após a corrida, porque agora temos que pensar sobre essa corrida, mas eu estou muito feliz. Eu não esperava que as coisas tomassem este caminho e lamento por Rabat. Espero que ele se recupere logo. Tem sido uma temporada espetacular, e temos sido sempre capazes de lutar pela vitória em todas as corridas. O trabalho que temos feito é excelente e o ambiente na equipe tem sido fundamental.” (Johann Zarco)
Zarco tem 25 anos e nasceu em Cannes, na França. Seu ingresso no campeonato mundial aconteceu em 2009, ainda no tempo das 125cc de dois tempos (hoje Moto3), conquistando uma vitória. Sua chegada à Moto2 aconteceu em 2011 pela Ajo Motorsport, a mesma equipe que defende até hoje. Suas seis vitórias foram todas conquistadas nessa temporada.