Esteve ‘Tito’ Rabat conquistou hoje (7) a pole position para o Grande Prêmio de Valência de Moto2, na Espanha. O campeão de 2014 melhorou continuamente seu ritmo até cravar 1min35s234, superando o campeão de 2015, Johann Zarco. Alex Rins completa a primeira fila.
Foi Rins que começou a última sessão de classificação da temporada 2015 na liderança, ao estabelecer 1min36s339. Julian Simon e Axel Pons vinham na sequencia, enquanto que o instável Sam Lowes, mais uma vez caía, sem maiores consequências.
Assim como acontecera na Moto3 e MotoGP, os tempos começaram a baixar rapidamente. Thomas Luthi pulou para primeiro ao marcar 1min35s603, trazendo Zarco em segundo. O francês, o único das três categorias a já ter o título assegurado corria sem pressão e logo assumiu a dianteira com 1min35s376.
Rabat, que não correu as últimas duas etapas devido a lesões, começou o treino de forma discreta, ocupando apenas posições intermediárias. Entretanto, o espanhol, que faz sua corrida de despedida da Moto2 (irá para a MotoGP no ano que vem) ficou um longo período na pista, melhorando continuamente.
O campeão de 2014 começou a ameaçar quando pulou para a quarta posição. Minutos depois, já estava em segundo graças ao tempo de 1min35s340. O espanhol, contudo queria mais e logo em seguida cravou 1min35s334, o suficiente para a primeira posição.
Zarco, Luthi e Rins permaneciam na pista, tentando superar Rabat de qualquer forma sem sucesso. O ritmo era intenso, fazendo com que Xavier Simeón e Robin Mulhauser caíssem. Rabat, porém estava decidido e com o tempo de 1min35s234 assegurou definitivamente a pole position para si.
Zarco ficou em segundo, Rins em terceiro e Luthi em quarto. Com mais um excelente desempenho, Lorenzo Baldassari assegurou a quinta posição, à frente de Julian Simon, Axel Pons e Takaaki Nakagami. Simoni Corsi e Sam Lowes fecharam os dez primeiros. Clique aqui para conferir o grid completo. A largada acontece amanhã às 9h20 (horário de Brasília).