Mattia Pasini conquistou hoje (12) a pole position para o Grande Prêmio da Áustria de Moto2, no circuito Red Bull Ring. O italiano estabeleceu o tempo de 1min29s394 ainda nos primeiros estágios do treino classificatório, superando Franco Morbidelli em apenas 1 milésimo. Alex Márquez completa a primeira fila.
A sessão da categoria intermediária começou com uma inusitada queda dos dois pilotos da Tech3, Remy Gardner e Xavi Vierge, que escorregaram na primeira curva do circuito ainda na volta de aquecimento. O duplo acidente deu muita dor de cabeça para a equipe francesa que precisou reconstruir a moto dos dois pilotos.
Nos tempos, Pasini já começava na frente, mas logo foi superado por Morbidelli. O italiano, no entanto, não queria ficar atrás e logo recuperou a ponta com o tempo de 1min29s739, trazendo Márquez em segundo e Francesco Bagnaia em terceiro.
Pasini melhorou ainda mais na volta seguinte, quando marcou 1min29s394, dando mostras de que seria o piloto a ser batido. Quem também entrou na briga foi o vencedor da última etapa Thomas Luthi, que pulou para segundo, 0s302 atrás do italiano.
Restando pouco mais de 15 minutos, Pasini mantinha a liderança com Luthi e Morbidelli se esforçando em tentar superá-lo. Contudo, os dois também tinham que se preocupar com Bagnaia que recuperava a segunda posição, ficando apenas 0s187 atrás do líder.
Morbidelli, no entanto continuou tentando e nos últimos segundos recuperava a segunda posição. Em sua última volta válida, o ítalo-brasileiro tinha tudo para assumir a primeira posição, mas acabou ficando apenas 1 milésimo atrás de Pasini, que garantiu a sua segunda pole position consecutiva.
Márquez, que vinha logo atrás de Morbidelli aproveitou o embalo e subiu para terceiro, deixando Bagnaia em quarto, Luthi em quinto e Fabio Quartararo em sexto. Isaac Viñales foi a surpresa do dia em sétimo, superando Miguel Oliveira em oitavo, Takaaki Nakagami em nono e Vierge em décimo. Confira aqui o grid completo.