Mattia Pasini venceu hoje (4) o Grande Prêmio da Itália de Moto2 no circuito de Mugello. O italiano foi a surpresa do dia, conseguindo vencer um espetacular duelo contra Thomas Luthi e Álex Márquez durante toda a corrida.
O italiano pulou na ponta na largada, realizando um belo drible em Franco Morbidelli e Márquez, que haviam conquistado as duas primeiras posições na classificação. O acidente entre Lorenzo Baldassarri e Takaaki Nakagami assustou, mas felizmente os dois saíram inteiros da caixa de brita.
Pasini vinha na frente até Márquez conseguir superá-lo na freada para a curva San Donato na quarta volta. O italiano, no entanto, deu o troco algumas curvas mais tarde, recuperando a ponta. Mais atrás Luthi se aproximava de Morbidelli entrando na briga.
Com Pasini na liderança, a briga da vitória ficou entre os quatro primeiros, que abriram uma vantagem de quase quatro segundos para Miguel Oliveira, em quinto lugar. O português da KTM, por sua vez, tinha uma disputa particular com Luca Marini e Simone Corsi.
Luthi superou Morbidelli e foi para cima de Márquez e Pasini. Os três passaram a disputar ferozmente a ponta, com o italiano se defendendo com unhas e dentes. Restando seis voltas, o espanhol novamente o ultrapassou na San Donato, antes de mais uma vez tomar o troco no miolo do circuito.
Ao abrirem a última volta, Luthi e Márquez novamente lideravam. Pasini vinha em terceiro e parecia que iria terminar nessa posição. Mas o italiano era muito rápido nas curvas mistas e ultrapassou de forma surpreendente os dois competidores para cruzar a linha de chegada apenas 0s052 à frente dos adversários. Foi a sua primeira vitória na Moto2 desde sua estreia em 2010.
Morbidelli chegou um distante quarto lugar, a frente de Oliveira e Marini, quinto e sexto, respectivamente. Dominique Aegerter completou em sétimo, com Corsi em oitavo, Jorge Navarro em nono e Brad Binder, em uma sensacional corrida de recuperação, em décimo. Veja aqui os resultados completos.