Miguel Oliveira venceu hoje (22) o Grande Prêmio da Austrália de Moto2, no circuito de Phillip Island. O português comandou a corrida de ponta a ponta, conquistando seu primeiro triunfo na categoria intermediária, assim como da KTM. Brad Binder e Franco Morbidelli completaram o pódio.
Oliveira tomou a ponta na largada superando o pole position Mattia Pasini, que se enroscou com Marcel Schrotter ainda nas primeiras voltas em um acidente onde ambos deixaram a prova. Binder e Morbidelli tentaram acompanhá-lo, mas logo ficou evidente que não tinham o mesmo ritmo do piloto português.
Enquanto Oliveira comandava absoluto, Binder não conseguia se livrar de Morbidelli e os dois trocaram de posições algumas vezes. Aos poucos, no entanto, Takaaki Nakagami começou a se aproximar e não tardou a ultrapassar ambos, quando restavam menos de dez voltas para o final.
Nakagami estava confiante e partiu em busca de Oliveira, mas o japonês exagerou na dose e caiu na curva 8, quando restavam apenas duas voltas para o final. Binder retomou a segunda posição, com Morbidelli em terceiro e Thomas Luthi, seu rival na briga pelo título, muito mal na 12º posição.
Sem ser ameaçado, Oliveira cruzou a linha de chegada com quase três segundos de vantagem para Binder e Morbidelli. Foi a primeira vitória do português desde o GP de Valência de 2015, quando ainda competia na Moto3. Essa foi também a primeira vitória da KTM na Moto2, onde passou a competir apenas esse ano.
Resko Raffin completou a prova em quarto, à frente de Xavi Vierge e Álex Márquez, quinto e sexto respectivamente. Simoni Corse, Dominique Aegerter, Sandro Cortese e Luthi completaram os dez primeiros. Confira aqui os resultados completos. Agora Morbidelli tem 29 pontos de vantagem na liderança do campeonato, restando apenas duas provas para o término da temporada.