Miguel Oliveira conquistou hoje (23) a pole position para o Grande Prêmio de Aragón de Moto2, na Espanha. O português da KTM cravou o tempo de 1min53s736 superando Mattia Pasini e Álex Márquez.
Foi Pasini quem começou a sessão classificatória na frente, com o tempo de 1min53s900. Márquez foi o primeiro a superá-lo com 1min53s807, trazendo o líder do campeonato Franco Morbidelli na segunda posição.
Enquanto Morbidelli ocupava posições que se esperava, Thomas Luthi, o seu principal rival na disputa pelo título vinha apenas na 11º posição. No entanto, o suíço, como já lhe é habitual foi progredindo discretamente atingindo o sexto posto a menos de dez minutos da bandeirada.
Após um longo período sem mudanças significativas nas primeiras posições, Oliveira finalmente conseguiu superar o tempo de Márquez, marcando 1min53s736 a três minutos do final. Pasini também melhorou o suficiente para ficar em segundo, apenas 21 milésimos atrás do português.
Depois da bandeirada, ainda houve um momento de indecisão, pois a volta de Oliveira havia sido – erroneamente – considerada ilegal por exceder os limites da pista. Pasini já estava dando a entrevista coletiva quando o erro foi corrigido, devolvendo a pole position para o português, a terceira de sua carreira.
A situação curiosa fez com que Morbidelli fosse entrevistado como terceiro colocado e não Márquez. Na realidade, o espanhol completa a primeira fila, com o ítalo-brasileiro em quarto, Simone Corsi em quinto e Jorge Navarro em sexto.
Apesar dos esforços, Luthi ficou mesmo apenas em sétimo, a frente de Marcel Schrotter em oitavo, Sandro Cortese em nono e Takaaki Nakagami completando os dez primeiros. Confira aqui o grid completo para o GP de Aragón.