Franco Morbidelli venceu hoje (23) o Grande Prêmio dos Estados Unidos de Moto2, no “Circuito das Américas”, em Austin. O italiano conseguiu controlar a pressão de Thomas Luthi para vencer pela terceira vez consecutiva na temporada.
Morbidelli havia largado na pole position, mas precisou realizar uma bonita disputa com seu companheiro de equipe Álex Márquez nas primeiras voltas. O espanhol chegou a liderar, no entanto, acabou errando e despencando para quarto, deixando o italiano livre na liderança.
Apenas nas últimas voltas Morbidelli começou a sentir a pressão de Luthi, que havia superado Márquez e Takaaki Nakagami para ficar em segundo. O suíço também se beneficiou da queda de Mattia Pasini quando também participava da disputa.
A prova, por sinal, viu fortes acidentes. Na primeira curva Stefano Manzi e Julian Simon colidiram com violência e, algumas voltas depois, Yonny Hernandez e Lorenzo Baldassarri também se chocaram com alguma gravidade. Felizmente nenhum dos envolvidos se feriu.
Márquez conseguiu se recuperar de seu erro e chegou a ensaiar uma aproximação à Luthi. Nas últimas voltas, contudo, acabou perdendo rendimento e foi superado por Nakagami, que assumiu a terceira posição.
Apesar da aproximação de Luthi, Morbidelli continuou firme para vencer a corrida com quase 3 segundos de vantagem sobre o suíço. O ítalo-brasileiro chegou à sua terceira vitória na Moto2 e terceira na temporada, permanecendo invicto na temporada 2017. Nakagami completou o pódio.
Márquez optou pela cautela e terminou em quarto, à frente de Dominique Aegerter, o quinto colocado. O suíço brigou muito com Miguel Oliveira, que completou a prova em sexto, à frente de Simone Corse, o sétimo, Marcel Schrotter o oitavo, Xavi Vierge em nono e Luca Marini fechando os dez primeiros. Confira aqui os resultados completos.