Franco Morbidelli conquistou hoje (1º) a pole position para o Grande Prêmio da Alemanha de Moto2, no circuito de Sachsenring. O ítalo-brasileiro cravou o tempo de 1min32s159 quando o cronômetro já estava zerado pegando seu companheiro de equipe, Álex Márquez de surpresa. Sandro Cortese completa a primeira fila.
A sessão classificatória da categoria intermediária começou com Mattia Pasini na frente, mas o italiano logo foi superado por Miguel Oliveira, que marcou o tempo de 1min36s270. O português, no entanto também foi substituído na frente por Márquez, que cravou 1min35s911.
Oliveira, contudo, conseguiu voltar para a ponta com o tempo de 1min34s338 momentos antes de a chuva voltar para valer e encharcar de vez o circuito de Sachsenring. Dessa forma, a maioria dos pilotos voltou boxes para aguardar uma melhora nas condições climáticas.
Com 20 minutos restando no cronômetro, os pilotos lentamente começaram a voltar, mesmo com a pista bastante molhada. Quando Xavier Simeon pulou de 14º para a quinta posição, constatou-se que ainda seria possível alguma melhora nos tempos ao longo das voltas.
O próximo a melhorar foi Thomas Luthi, que pulou para segundo e deixou Márquez para trás. O suíço também não ficou muito tempo nessa posição, pois ultrapassado por Morbidelli, que ficou a 0s418 de Oliveira, restando dez minutos para a bandeirada.
Foi Luthi, no entanto, o primeiro a tirar Oliveira na ponta, com o tempo de 1min33s746. O suíço, um grande expert do circuito de Sachsenring conseguiu melhorar ainda mais na volta seguinte, quando marcou 1min33s686.
Morbidelli não demorou a dar o troco com o tempo de 1min33s272, trazendo junto o espanhol Héctor Garzó, que participa de sua primeira etapa no Mundial. Restando menos de cinco minutos, a classificação ficou emocionante, com vários pilotos em condições de conquistar a pole position.
Com menos de três minutos para o final, o líder era Sandro Cortese, com 1min32s536. Oliveira voltou com tudo e retomou a segunda posição, antes de um surpreendente Garzó fazer uma nova grande volta e desbancar o português para terceiro.
Com seis segundos restando, Morbidelli assumia a ponta com 1min32s474. Mas Márquez, com o cronômetro zerado, marcou 1min32s412 e parecia que ficaria com a pole position. O ítalo-brasileiro, no entanto, ainda tinha uma volta no bolso e na passagem seguinte cravou 1min32s159, desbancando seu companheiro de equipe em 0s253.
Cortese ficou em terceiro, com Pasini em quarto e Garzó em quinto. Apesar do esforço, Oliveira ficou apenas em sexto, a frente de Luthi, o sétimo, Simone Corse, o oitavo, Fabio Quartararo, o nono e Francesco Bagnaia, que fecha os dez primeiros. Confira aqui o grid de largada completo.