Álex Márquez venceu hoje (7) o Grande Prêmio da Espanha de Moto2, no circuito de Jerez de La Frontera. O espanhol chegou à sua primeira vitória na classe intermediária com tranquilidade, depois do acidente de Franco Morbidelli, que ocupava a liderança.
Márquez, que havia conquistado a pole position manteve a ponta na largada, mas Morbidelli permaneceu em seu encalço. A dupla da equipe Marc VDS passou a abrir grande distância para os demais, principalmente para o terceiro colocado que era Xavi Vierge.
Vierge realizou um bela largada e pulou para a terceira posição. O espanhol, no entanto, acabaria sendo derrubado algumas voltas depois por Simone Corse, em um choque que levou também o japonês Takaaki Nakagami. Os três abandonaram.
Márquez vinha liderando com confiança, mas errou na sexta volta permitindo a ultrapassagem de Morbidelli. Parecia que o ítalo-brasileiro iria vencer mais uma, mas na volta seguinte foi sua vez de errar com mais gravidade, no contorno da curva 6.
Morbidelli escorregou de frente para fora da pista e se afundou na caixa de brita não conseguindo voltar à corrida. Márquez voltou à liderança, com mais de quatro segundos de vantagem para Bagnaia e Mattia Pasini, segundo e terceiro, respectivamente.
Enquanto Márquez corria folgado à frente, a briga se concentrou pela segunda posição, entre Bagnaia e Pasini. Mas quem acabou se aproximando nas últimas voltas foi Miguel Oliveira. Decidido, o português ultrapassou o italiano da Italtrans Racing quando faltavam cinco voltas para o final.
Dessa forma, Márquez cruzou a linha de chegada com 3s4 de vantagem para Bagnaia e 4s9 para Oliveira, que completou o pódio. Essa foi a primeira vitória do espanhol desde o GP do Japão de 2014, ano em que se sagrou campeão da Moto3.
A segunda posição também foi o melhor resultado de Bagnaia na Moto2, classe que passou a disputar apenas esse ano. O terceiro lugar foi o segundo pódio de Oliveira em 2017 e da KTM, que realiza sua temporada de estreia na categoria intermediária.
Pasini foi o quarto colocado, com Luca Marini em quinto e Marcel Schrotter em sexto. Após largar apenas em 12º, Thomas Luthi realizou uma corrida de recuperação e chegou em oitavo, à frente de Yonny Hernandez e Axel Pons, que completou os dez primeiros. Confira aqui os resultados completos.