Franco Morbidelli conquistou hoje (24) a pole position para o Grande Prêmio da Holanda de Moto2, no circuito de Assen. O italiano assegurou a volta mais rápida nos instantes finais de um treino bastante acidentado, marcado pelo forte acidente de Lorenzo Baldassarri. Takaaki Nakagami e Thomas Luthi completam a primeira fila.
Ao contrário do que aconteceu na Moto3 e MotoGP, a sessão classificatória da categoria intermediária começou com a pista quase seca e condições bem melhores. Mas, temendo a volta da chuva, ninguém quis perder tempo e todos os pilotos invadiram o circuito de Assen assim que o cronômetro começou a rodar.
Mattia Pasini foi o primeiro líder, antes de Morbidelli o superar com 1min47s598. Álex Márquez, no entanto, tomou a ponta com 1min45s457, antes de melhorar para 1min44s114. O ítalo-brasileiro, contudo deu o troco logo em seguida com 1min43s302, mostrando que, mais uma vez, a briga pela pole ficaria entre os pilotos da Marc VDS.
Os dois continuaram se alternando na liderança, ameaçados apenas por Lorenzo Baldassarri, em terceiro. Os outros pilotos não conseguiam acompanhar e sofriam acidentes violentos, como o de Francesco Bagnaia e Sandro Cortese, que destruíram suas motos em suas quedas.
Forçando o ritmo, Baldassarri também sofreu um fortíssimo acidente quando restavam 30 minutos para a bandeirada. O piloto da equipe Forward pisou na linha branca da curva 17 e provocou o temido “highside”, caindo de costas com violência no asfalto. A bandeira vermelha precisou ser acionada para um melhor atendimento.
Depois de momentos de muita apreensão, Baldassarri foi levado consciente de ambulância para o centro médico do circuito de Assen. O treino recomeçou após cerca de 20 minutos de interrupção. No reinício, Márquez continuou acelerando forte, baixando seu tempo para 1min38s938. Morbidelli vinha apenas 111 milésimos atrás.
Restando 17 minutos, Nakagami conseguia tirar Márquez da liderança, com o tempo de 1min38s709. A pista, no entanto, continuava muito traiçoeira provocando quedas de diversos pilotos, inclusive do espanhol na curva 9, quando restavam sete minutos para a bandeirada.
Dessa forma, Morbidelli ficou mais a vontade para recuperar a liderança com o tempo de 1min38s520. O piloto ainda conseguiu melhorar para 1min38s468, que se revalaria suficiente para assegurar mais uma pole position, a sua quarta na temporada. Nakagami ficou em segundo e Luthi em terceiro, fechando a primeira fila.
Miguel Oliveira se recuperou bem de um mau começo e conquistou a quarta posição, à frente de Fábio Quartararo, que assegurou a quinta posição em sua ultima volta. Xavier Simeón ficou em sexto, à frente Mattia Pasini em sétimo e de Márquez, que apesar de ter conseguido voltar, não foi capaz de melhorar suas marcas. O espanhol vai largar apenas na oitava posição. Confira aqui o grid completo.