Álex Márquez assegurou hoje (10) a pole position para o Grande Prêmio da Catalunha de Moto2, no circuito de Montmeló. O espanhol cravou o tempo de 1min49s408 ainda nos primeiros estágios do treino, um tempo que ninguém conseguiu superar.
A sessão classificatória da Moto2 começou com céu azul e muito calor no circuito de Montmeló, que foi muito criticado devido ao novo traçado, com a mesma chicane da F-1 e dispensando a curva 10, onde no ano passado aconteceu o acidente fatal de Luis Salom.
Márquez logo se estabeleceu na ponta, trazendo seu companheiro de equipe e líder do campeonato Franco Morbidelli em segundo. O vencedor da última etapa, Mattia Pasini vinha em terceiro e Isaac Viñales em quarto.
Restando 20 minutos para o final Lorenzo Baldassarri e Thomas Luthi tomaram a segunda e terceira posições, empurrando Morbidelli e Pasini para quarto e quinto, respectivamente. Márquez, no entanto, ainda dominava soberano, com mais de meio segundo de vantagem sobre todos.
Com apenas cinco minutos restando, Takaaki Nakagami conseguiu superar o tempo de Luthi e pular para terceiro. Pasini, no entanto, voltou com tudo para a pista e recuperou a segunda posição, ficando a apenas 117 milésimos de Márquez.
Ninguém no entanto conseguiu superar o tempo de Márquez, que garantiu a pole position, sua terceira na categoria intermediária. Pasini ficou em segundo e Baldassarri em terceiro, assegurando a última vaga na primeira fila.
Nakagami ficou em quarto, com Luthi em quinto e Morbidelli apenas em sexto, sem conseguir melhorar suas marcas do começo da sessão. Por outro lado, quem progrediu bastante nos minutos finais foi Miguel Oliveira, que pulou para sétimo, à frente de Jorge Navarro, Axel Pons e Isaac Viñales. Confira aqui o grid completo.