O bom desempenho apresentado até agora já está rendendo frutos para Miguel Oliveira. O português estaria na mira da equipe Marc VDS para 2017, em substituição de Alex Márquez.
Márquez, que realiza a sua segunda temporada pela equipe, ainda não conseguiu se afirmar na Moto2, caindo em seis das sete etapas realizadas até agora. Segundo o diário alemão Speedweek, o dono do time, Marc Van Der Straten ainda não decidiu nada, mas citou Oliveira como candidato.
“Não há muitos caminhos a seguir (a nível de nomes). Miguel Oliveira é, por exemplo, um dos pilotos em que estamos observando, mas nunca falei com ele. Nem sei como está a sua situação contratual com a equipe Leopard. Mas ele é, definitivamente, um piloto que está na minha lista”. (Marc Van Der Straten)
O bilionário belga foi franco sobre Alex Márquez, destacando que o piloto possui seus pontos positivos como a baixa idade (20 anos), com tempo de sobra para aprender. Mas, admite que precisa de alguém que demonstre resultados mais rapidamente.
“Essa é uma pergunta difícil. Se você cai seis vezes em sete corridas, você não pode me dar os resultados que quero. Por outro lado, Alex tem os seus pontos positivos. É jovem, tem apenas 20 anos de idade enquanto os principais nomes da Moto2 já têm 25, 26 ou 29 anos… se nós o deixamos partir e ele tiver sucesso em outra equipe será desolador, porque investimos muito nele em dois anos e outros iriam aproveitar.”
A decisão não deve demorar a acontecer, no entanto: “gostaria de esperar até o final de junho, em Assen“, revelou Van Der Straten, que negocia com o gerente de Márquez, o ex-piloto e atual manager da Honda, Emílio Alzamora.
Oliveira está fazendo a sua temporada de estreia na Moto2 e vem se destacando mais do que seu companheiro de equipe na Leopard Racing, o campeão da Moto3, Danny Kent. Com 23 pontos, o português vem na 14º posição no campeonato, enquanto que o britânico ocupa apenas 18º posição, com doze.