Thomas Luthi venceu hoje (23) o Grande Prêmio da Austrália de Moto2, em Phillip Island. O suíço realizou um grande duelo com Franco Morbidelli, cruzando a linha de chegada apenas 10 milésimos a frente do ítalo-brasileiro.
Na largada, Luthi simplesmente disparou na frente, deixando Mattia Pasini para trás. Johann Zarco, por outro lado, largou muito mal e passou na primeira volta apenas na 16º posição, atrás, inclusive de Alex Rins, que vinha em 10º.
A vantagem de Luthi não durou muito, porque logo em seguida, o suíço foi ultrapassado por Morbidelli e Pasini, que pularam para primeiro e segundo. Enquanto isso acontecia, Sam Lowes sofria o seu 5º tombo no final de semana e dava adeus definitivo ao GP da Austrália.
Rins foi o próximo a jogar tudo fora ao cair sozinho na aproximação da curva 2 na quinta volta. O espanhol deslizou pela grama até a caixa de brita, abandonando uma decisiva prova e praticamente encerrando suas chances de conquistar o título. Zarco, por outro lado, vinha progredindo e já era o nono.
Na frente, a briga pela liderança era polarizada entre Luthi, Morbidelli e Pasini, que corriam absolutamente colados e trocando posições. Em quarto vinha Lorenzo Baldassarri, que mantinha Takaaki Nakagami e Sandro Cortese sob controle atrás de si. Zarco, no entanto perdia rendimento e mais uma vez despencara para 13º.
Restando dez voltas para o final, Luthi, Morbidelli e Pasini passaram a contar com a presença de Baldassarri e Cortese, quarto e quinto, respectivamente. Inesperadamente era o alemão quem rendia melhor atingindo, em pouco tempo, o terceiro lugar. Pasini não aguentou o ritmo e acabou caindo.
Morbidelli vinha ensaiando uma ultrapassagem sobre Luthi há muito tempo e o bote finalmente aconteceu quando restavam apenas duas voltas para o final. Na liderança, o italo-brasileiro passou, então, a se defender dos ataques do suíço, que deixou sua tentativa final para a reta de chegada, cruzando a linha apenas 10 milésimos à frente do rival.
Cortese completou o pódio, com Baldassari em quarto, Nakagami em quinto e Jonas Folger em sexto. Simone Corsi, Axel Pons, Marcel Schrotter, Xavi Vierge completaram os dez primeiros. Zarco foi discreto e encerrou a corrida apenas em 12º, atrás de Xavier Simeón. Confira aqui os resultados completos.