Thomas Luthi venceu hoje (20) o Grande Prêmio do Catar de Moto2 no circuito de Losail. O suíço duelou a corrida inteira com Franco Morbidelli conseguindo superá-lo apenas na última volta, antes de o ítalo-brasileiro ser punido pela direção de prova. Luis Salom e Simone Corsi completaram o pódio.
Na largada, que teve uma certa imprecisão nas luzes, Folger manteve a ponta. Entretanto, quem realizou a melhor partida foi o japonês Takaaki Nakagami, que pulou de sexto para segundo, à frente de Sam Lowes e Alex Rins. Luthi e Morbidelli vinham logo atrás.
Enquanto Folger abria impressionantes 1s192 na liderança, Luthi, Lowes e Morbidelli já deixavam Nakagami para trás. Contudo, a situação logo mudaria porque vários pilotos seriam punidos com um “Ride Through” por terem queimado a confusa largada.
Esses pilotos, de início foram Lowes, Rins, Marcel Schrotter e o campeão do mundo Johann Zarco. A prova ficaria ainda mais em aberto porque na terceira volta, o líder Folger escapou sozinho e ficou de fora. Isso deixou Luthi na liderança com Morbidelli em segundo em sua cola.
O ítalo-brasileiro não perdeu tempo e logo ultrapassou o suíço, assumindo a ponta. Os dois continuariam brigando e abrindo vantagem para o resto do pelotão, tendo Nagakami em terceiro, Simone Corsi em quarto, Sandro Cortese em quinto e Luis Salom em sexto. O campeão da Moto3 Danny Kent vinha em um surpreendente sétimo.
A direção de prova continuou passando o “pente fino” nas punições e logo Nakagami teve que abdicar de seu terceiro lugar para pagar um Ride Through. Enquanto isso, Luthi e Morbidelli continuavam se engalfinhando pela liderança, disputa que agora podia resultar na vitória da prova.
Três segundos atrás dos dois, Corsi e Cortese também realizavam sua batalha particular. Salom vinha se aproximando em quinto e o malaio Hafizh Syahrin próximo em sexto. Dos novatos, quem realizava uma boa prova era Luca Marini, meio irmão de Valentino Rossi em 10º.
Houve uma apreensão extra nas últimas voltas por causa de uma possível punição à Morbidelli que também havia queimado a largada. Entretanto punir o piloto da Marc VDS significaria arruinar a excelente briga pela vitória e entregá-la de bandeja para Luthi, por isso eles ainda discutiam o que fazer. Corsi vinha já oito segundos atrás.
Ao abrirem a última volta, Luthi tentou a cartada final ultrapassando Morbidelli na segunda curva. O ítalo-brasileiro continuou colado até a linha de chegada, mas não teve força suficiente para superá-lo novamente. A grande surpresa ficou com Salom que conseguir passar Cortese e Corsi para chegar em terceiro.
Salom ainda seria promovido ao segundo lugar, porque apesar de terem mantido Morbidelli na pista, a direção de prova resolveu puni-lo (assim como Cortese) com 20 segundos de atraso pela queima da largada. Corsi, portanto, foi o terceiro, Syahrin o quarto e Dominique Aegerger o quinto.
Em sua reestreia na Moto2, Danny Kent conquistou um excelente sexto, à frente de Morbidelli em sétimo, Rins em oitavo, Lowes em nono e Luca Marini fechando os dez primeiros em uma excelente estreia. Confira aqui os resultados completos.