Thomas Luthi venceu hoje (4) o Grande Prêmio da Inglaterra de Moto2, no circuito de Silverstone. O suíço fez uma corrida de recuperação para vencer uma corrida marcada pelo toque entre Johann Zarco e Sam Lowes nas últimas voltas. Franco Morbidelli e Takaaki Nakagami completaram o pódio.
Na largada, Jonas Folger pulou na ponta, deixando Lowes em segundo e Zarco em terceiro. O britânico, no entanto, não estava a afim de ficar atrás em seu GP caseiro e antes do final da primeira volta recuperou a primeira posição com ousadia e decisão.
Nas primeiras voltas, Lowes comandava a prova, à frente de Zarco, Folger, Hafizh Syahrin, Álex Márquez e Morbidelli, os seis primeiros. Alex Rins, enquanto isso vinha apenas na 20º posição, no mesmo pelotão que largara.
Enquanto Lowes e Zarco lideravam, Morbidelli e Márquez deixavam Folger e Syahrin para trás, subindo para terceiro e quarto. Parecia que o irmão de Marc Márquez iria brigar pela vitória, mas o espanhol, como tantas vezes já fez nessa temporada, caiu na curva 14, perdendo todas as posições.
Restando doze voltas para o final, quem surpreendia era Luthi, que havia largado apenas na 10º posição e já havia ultrapassado Folger e Morbidelli para se colocar em terceiro, em posição de ataque contra Zarco, a sua frente. A ultrapassagem aconteceria na volta seguinte.
O ritmo de Luthi era tão bom que o suíço logo conseguiria roubar a ponta de Lowes. Zarco aproveitou e também superou o britânico que despencou para a quarta posição, atrás ainda de Morbidelli. Mais atrás, Nakagami também evoluía, ultrapassando Folger para ficar em sexto. Rins, enquanto isso trabalhava duro para se recuperar e já vinha em décimo lugar.
A sete voltas do final, o ritmo de Lowes melhorou novamente fazendo com que o britânico recuperasse a terceira posição de Morbidelli em uma dura disputa na chicane. Logo atrás, Nakagami ultrapassava Syahrin para ficar em quinto, atrás de Morbidelli, que corria isolado em quarto.
Quando restavam quatro voltas, Lowes tinha um ritmo claramente superior à Zarco e Luthi. O britânico, então, resolveu que já estava na hora de superar o francês e a tentativa aconteceu na chicane da curva 16.
Lowes conseguiu sair do lado, mas Zarco não desistiu e veio por dentro. Os dois chegaram juntos na curva e o francês não diminuiu o ritmo. Consequência: ambos se tocaram, o britânico acabou caindo e dando adeus a uma prova que tinha tudo para vencer. Com isso, Luthi abriu vantagem na liderança com Nakagami em segundo, Morbidelli em terceiro e Syahrin em quarto.
Luthi não teve dificuldades em cruzar a linha de chegada em primeiro, quase um segundo a frente de Morbidelli que conseguiu ultrapassar Nakagami na última volta. Syahrin ficou em quarto, com Folger em quinto e Zarco em sexto lugar.
O francês, no entanto, foi considerado culpado pela manobra com Lowes e recebeu um acréscimo de 30 segundos ao seu tempo de corrida, como punição da direção de prova. Isso fez com que Lorenzo Baldassari pulasse para sexto, trazendo Rins em sétimo, Simone Corsi em oitavo, Matthia Pasini em nono e Axel Pons fechando os dez primeiros.
Lowes conseguiu voltar à prova, mas apenas na 21º posição e, apesar de ovacionado pelo público, estava arrasado com o desfecho da corrida. Com a punição, Zarco despencou para a 22º posição sem marcar nenhum ponto. Confira aqui os resultados finais.