Thomas Luthi assegurou hoje (7) a pole position para o Grande Prêmio da França de Moto2, no circuito Bugatti, de Le Mans. O suíço cravou o insuperável tempo de 1min36s847 ainda no início da classificação, deixando Alex Rins em segundo e Lorenzo Baldassari em uma surpreendente terceira posição.
A sessão classificatória da categoria intermediária começou do mesmo modo como as anteriores: com tempo nublado, mas sem chuva. Rins foi o primeiro a marcar uma boa volta, com 1min37s263. Luthi e Jonas Folger vinham na sequência, mas o alemão recém contratado para correr na MotoGP em 2017 acabou caindo e perdendo boa parte do treino.
Com isso, o campeão do mundo e ídolo local, Johann Zarco aproveitava para pular para terceiro. Ainda faltava muito tempo para o a bandeira quadriculada quando Luthi pegou a ponta com 1min36s847, tempo que se revelaria suficiente para a pole position.
Enquanto a equipe de Folger consertava sua moto nos boxes, o líder do campeonato, Sam Lowes trabalhava duro para melhorar sua posição. O britânico parecia ter problemas no acerto de sua Kalex-Honda e conseguiu melhorar de 14º para 8º, porém não mais do que isso.
A sessão classificatória da Moto2 mostrou-se mais acidentada que as demais, levando ao chão Xavier Simeón, Ratthapark Wilairot, Xavi Vierge e Danny Kent, outro britânico que tinha dificuldades e ocupava apenas as últimas posições. Seu companheiro de equipe, Miguel Oliveira, por outro lado vinha bem melhor, em 11º. O português, contudo também cairia, quando faltavam apenas cinco minutos para a bandeirada.
A agitação nas primeiras posições voltou quando Simone Corsi pulou para a terceira posição. Logo em seguida, Lorenzo Baldassari surpreendeu, superando Rins para ficar em segundo. Tentando melhorar, Zarco acabou caindo na curva 2, sem maiores consequências.
Quando faltavam poucos segundos, o único que parecia em condições de superar o tempo de Luthi era Rins. O espanhol, contudo não conseguiu mais do que voltar à segunda posição, 0s052 atrás do piloto suíço. Baldassari garantiu a terceira posição e um lugar na primeira fila.
Corsi ficou em quarto, à frente de Zarco, Franco Morbidelli e Takaaki Nakagami. Apesar de ter conseguido voltar à pista, Jonas Folger não foi além da oitava posição, à frente de Lowes. O meio irmão de Valentino Rossi, Luca Marini completou os dez primeiros. Clique aqui para conferir o grid completo.