Johann Zarco garantiu hoje (4) a pole position para o Grande Prêmio da Catalunha de Moto2, no circuito de Montmeló, próximo à Barcelona. O francês cravou o tempo de 1min49s179 superando Alex Rins e Thomas Luthi em uma sessão marcada pelos acidentes de Franco Morbidelli e Sam Lowes.
O clima estava cinzento no circuito de Montmeló, o que combinava com o estado de espírito dos pilotos, ainda muito chateados com a morte prematura de Luis Salom nos treinos livres realizados ontem (3). Por precaução, a direção de corrida decidiu evitar a curva 12 e utilizar a chicane interna, a mesma que já usada pela Fórmula 1.
Mesmo com todo o cuidado possível, a classificação da Moto2 começou com um pequeno acidente de Franco Morbidelli, ainda nos primeiros minutos da sessão. O ítalo-brasileiro, no entanto não se feriu e correu de volta aos boxes para tentar arrumar a motocicleta avariada.
Enquanto isso, Rins era o primeiro a assumir a ponta com o tempo de 1min49s544. O campeão Zarco vinha na sequência, trazendo o experiente Luthi em terceiro. Não demorou muito para Lowes, o líder do campeonato se intrometer nessa briga, se colocando em segundo apenas 75 milésimos atrás do líder. A surpresa era Axel Pons, em quarto.
Morbidelli rapidamente voltou à pista, pulando da última posição para 14º. Mas, quando restavam 28 minutos de treino acabou caindo novamente, dessa vez na saída da curva Capsa, o que destruiu de vez a sua Kalex-Honda. Mais uma vez, o piloto da equipe Marc VDS não se feriu, mas ficava definitivamente de fora do treino.
Com pouco mais de 20 minutos restando no relógio, Zarco tirou Rins da ponta pela primeira vez, com o tempo de 1min49s314. O francês continuou acelerando e na volta seguinte melhorou ainda mais, para 1min49s179, que se revelaria suficiente para a pole position. Enquanto isso, Lowes era outro a cair na curva 9, a mesma de Morbidelli. Um desesperado britânico também correu de volta aos boxes para tentar consertar sua moto.
A preocupação de Lowes era ver o seu tempo ser superado, o que acabou sendo feito pelo japonês Takaaki Nakagami, que assumia a terceira posição. Enquanto isso, Rins ainda não havia desistido e encurtava a diferença para o líder em apenas 35 milésimos. Restando cinco minutos para o final, a equipe Gresini realiza o que parecia impossível: conserta a moto de Lowes para uma última tentativa.
Faltando dois minutos, todos estavam na pista para tentar melhorar suas marcas. Luthi foi o primeiro a conseguir recuperar a terceira posição de Nakagami. Lowes chegou a fazer uma parcial que o recolocaria entre os três primeiros, mas acabou errando e desistiu. Quando cruzou a linha de chegada não havia mais tempo para outra tentativa, pois a bandeira quadriculada já era agitada, anunciando o final da classificação.
Com isso, Zarco confirmou mais uma pole position, à frente de Rins e Luthi, que conseguiu completar a primeira fila em terceiro. Nakagami ficou em quarto e Lowes, apesar da queda irá largar no meio da segunda fila, em quinto. Axel Pons assegurou a sexta posição, à frente de Alex Márquez, o sétimo.
Lorenzo Baldassari chegou a figurar entre os primeiros, mas no final acabou recuando para a oitava posição. O italiano ficou à frente do alemão Marcel Schrotter e do italiano Sandro Cortese, que fecha os dez primeiros. Confira aqui o grid de largada.