Com uma ultrapassagem decisiva nas primeiras voltas, Thomas Luthi venceu hoje (17) o Grande Prêmio da França em Le Mans, pela categoria intermediária, Moto2. O suíço superou Esteve ‘Tito’ Rabat e Johann Zarco, segundo e terceiro colocados, respectivamente.
As primeiras voltas foram lideradas por Zarco, que aproveitou a péssima largada do pole position, Alex Rins, que caiu para a nona posição. Sam Lowes e Luthi foram ao encalço do francês, sem perder contato.
Inspirado e com a moto em boas condições, Luthi ultrapassou Lowes sem grandes dificuldades. Não demorou muito e o suíço superaria também Zarco, consolidando uma liderança que manteria até o final da corrida.
Depois de uma classificação difícil (a primeira em que ficou de fora da primeira fila desde o ano passado), Rabat também achou um jeito de superar Zarco e Lowes, pulando para o segundo lugar. Daí em diante, as coisas se estabilizaram nos primeiros lugares.
O mesmo não se pode dizer do segundo pelotão, que foi animado pela escalada de Franco Morbidelli. O ítalo-brasileiro, que largara apenas na 12º posição foi ultrapassando um a um todos os adversários, até chegar à Rins e Luis Salom, que ocupavam o quinto e sexto lugares, respectivamente.
Morbidelli conseguiu ultrapassar a ambos, antes de Rins cair sozinho e despencar para os últimos lugares. Salom, no entanto, não se deixou por vencido e tentou retomar a posição, causando um choque polêmico com o ítalo-brasileiro, que conseguiu continuar na prova em quinto lugar. Salom, muito contrariado, precisou abandonar.
Nada disso importou para Luthi, que cruzou a bandeirada de chegada, 1s767 à frente de Rabat. Zarco completou o pódio, com Lowes em quarto. Mais de 10 segundos atrás, Morbidelli chegou são e salvo no quinto lugar.
A sexta posição ficou com Julian Simon, que chegou à frente de Tagaaki Nakagami, o sétimo, Xavier Simeón, oitavo, Hafizh Syahrin em nono e Dominique Aegerter fechando os dez primeiros. Confira aqui os resultados completos.