Thomas Luthi venceu hoje (16) o Grande Prêmio do Japão de Moto2, no circuito de Motegi. O suíço assumiu a ponta na primeira volta e só precisou controlar os ataques de Johann Zarco. Franco Morbidelli completou o pódio após uma belíssima disputa com Takaaki Nakagami.
Luthi superou o pole position Zarco ainda na largada e logo em seguida, foi a vez de Morbidelli fazer o mesmo relegando o francês para terceiro. A situação do campeão, no entanto ficou inesperadamente tranquila, porque seu maior rival, Alex Rins caiu sozinho na curva 3 despencando para os últimos lugares.
Na segunda volta, Sam Lowes também ultrapassou Zarco, assumindo o terceiro lugar. O britânico, no entanto, não conseguiu resistir nem uma volta nessa posição, porque também escorregou sozinho na entrada da curva dez e abandonou a corrida.
Luthi se mantinha na liderança, mas era perseguido de perto por Morbidelli. O herói local Nakagami foi o próximo a superar Zarco, que preferiu esperar e se estabelecer em quarto. Rins ainda estava correndo, mas em uma longínqua 27º posição e com a moto bastante avariada.
O próximo a cair foi Jonas Folger, no contorno da curva 9. Enquanto isso, Luthi sustentava a ponta à frente de Morbidelli, Nakagami, Zarco, Axel Pons, Sandro Cortese, Marcel Schrotter, Álex Márquez, Matthia Pasini e Lorenzo Baldassarri, que fechava o grupo dos dez primeiros.
A briga pela sétima posição vinha sendo bem disputada com Márquez se sustentando à frente de Pasini e Baldassarri com confiança. O espanhol, no entanto, foi outro a errar sozinho caindo na freada para a curva 10. Sua moto ficou completamente destruída, de modo que o piloto não pôde continuar.
A curva dez também viu a queda de Baldassarri, três voltas depois. O italiano até conseguiu retornar antes de constatar que não dava mesmo para continuar. Logo em seguida, a próxima “vítima” foi Axel Pons, que dava adeus à sua excelente quinta posição.
Ditando o ritmo, Luthi havia conseguido abrir uma pequena vantagem na primeira posição. Zarco também voltava a imprimir o seu melhor ritmo e com isso conseguira recuperar as posições perdidas para Nakagami e Morbidelli, reassumindo o segundo lugar. O francês foi à caça do suíço na liderança.
Zarco bem que tentou se aproximar de Luthi, mas não conseguiu impedir a vitória do suíço, que cruzou a linha de chegada 0s386 à frente do francês. A disputa foi mais intensa na briga pela terceira posição entre Morbidelli e Nakagami, que passaram a última volta inteira trocando de posições. No final, foi o ítalo-brasileiro quem ficou com o pódio.
Com tantos abandonos, Sandro Cortese foi o quinto colocado, com Simone Corsi em sexto, Pasini em sétimo e Julian Simon em oitavo. Schrotter recuou para nono nas últimas voltas e Xavier Simeón fechou os dez primeiros. Confira aqui os resultados completos.