Thomas Luthi conquistou hoje (25) a pole position para o Grande Prêmio da Holanda de Moto2, no circuito de Assen. O suíço garantiu a volta mais rápida ainda nos primeiros estágios da classificação, antes do aparecimento da chuva.
Curiosamente, quando a sessão classificatória da Moto2 começou não chovia e a pista estava em melhores condições do que havia sido visto na Moto3 e MotoGP, momentos antes. Alex Márquez começou na frente com 1min46s197, mas rapidamente os tempos começaram a cair.
Em pouco tempo, Thomas Luthi baixou em quase oito segundos essa marca, ao estabelecer o tempo de 1min37s954. O campeão do mundo, Johann Zarco vinha em segundo, com 4 décimos de atraso, trazendo Dominique Aegerter, Sam Lowes e Franco Morbidelli na sequência. O líder do campeonato Alex Rins vinha apenas em oitavo.
Quando quase todos os pilotos estavam na pista prontos para disputar ferozmente a ponta, eis que a chuva reapareceu, dessa vez com força. As bandeiras indicando que as motos deveriam voltar aos boxes para colocar pneus de chuva foram acionadas, o que foi uma quebra no ritmo da classificação.
Depois de um longo período parados nos boxes, alguns pilotos como Takaaki Nakagami resolveram voltar à pista para sentir a moto em condições de chuva. No entanto, como parecia impossível que as marcas anteriormente estabelecidas fossem superadas, muitos nem se atreveram a sair.
Rins foi um dos que resolveram se arriscar. Insatisfeito com seu tempo, o espanhol voltou para a pista disposto a, pelo menos melhorar o acerto de sua Kalex-Honda em pista molhada. Outro foi o malaio Hafizh Syahrin, bom piloto na chuva, tanto que é conhecido como “O Peixe”. O asfalto escorregadio ficou evidente na queda de Remy Gardner, filho do campeão mundial das 500cc, Wayne Gardner.
Confirmando as expectativas, ninguém conseguiu melhorar e Luthi garantiu a pole position à frente de Zarco. Aegerter ficou em terceiro, à frente de Lowes, Morbidelli e Nakagami, que formam a segunda fila. Sandro Cortese ficou em sétimo, Rins em uma pobre oitava posição e Jonas Folger em nono. Lorenzo Baldassari completou os dez primeiros. Confira aqui o grid completo.