Sam Lowes conquistou hoje (3) a pole position para o Grande Prêmio da Inglaterra, no circuito de Silverstone. Com o tempo de 2min26s740, o britânico surpreendeu o então líder da classificação Johann Zarco, que acabou caindo tentando recuperar a liderança. Jonas Folger completa a primeira fila.
A sessão classificatória da Moto2 começou logo após a MotoGP com pista extremamente molhada. Robin Mulhauser foi o primeiro a estabelecer um tempo rápido, com 2min33s974. O suíço, no entanto logo foi superado por Miguel Oliveira com 2min31s991, trazendo Zarco em segundo.
A alegria de Oliveira durou pouco, porque logo em seguida o português perdeu a frente e caiu na curva 12, felizmente sem maiores consequências. Enquanto isso, Simone Corsi assumia a ponta, com 2min31s991. Vários pilotos estavam escorregando e caindo, como Thomas Luthi, na curva 17 e Ratthapark Wilairot na curva 8.
Na metade da classificação, a chuva deu uma trégua e as condições da pista voltavam a melhorar. Álex Márquez chegou a assumir a liderança antes de Jonas Folger aparecer, com 2min28s877. O espanhol, no entanto, deu o troco com 2min27s506 e Zarco vinha para superar todos, antes de errar e abortar a volta.
Após várias tentativas, finalmente Zarco conseguia assumir a liderança com 2min27s192 restando 17 minutos para o final. Márquez era o segundo e um surpreendente Isaac Viñales o terceiro, à frente de Sam Lowes e Folger. Enquanto isso, Alex Rins, apagadíssimo, vinha em uma longínqua 18º posição.
Restando menos de dez minutos para a bandeirada de encerramento, as posições estavam relativamente estabelecidas nas primeiras posições, mas as quedas continuavam. Os próximos a conhecer o molhado asfalto britânico foram Remy Gardner e Álex Márquez, que acabou ficando de fora dos momentos finais do treino.
Pilotando com muita segurança, Zarco baixava ainda mais, para 2min27s139, tempo que o deixava na posição de favorito para a pole position. Folger também havia conseguido melhorar o suficiente para pelo menos desbancar Márquez e assumir a segunda posição. Enquanto Isso, Rins continuava lá atrás, agora em 21º.
Com menos de um minuto restando, Lowes consegue tirar um “coelho da cartola” ao estabelecer 2min26s740 e tirar Zarco da primeira posição. O francês, tentando recuperar a liderança acabou caindo na curva 1 entregando definitivamente a pole position para o britânico da equipe Gresini.
Folger garantiu a terceira posição, voltando a andar bem depois de algumas corridas sumido. Márquez ficou em quarto, à frente de Hafizh Syahrin de seu companheiro de equipe, Franco Morbidelli, em sexto. Viñales caiu para sétimo no final, com Lorenzo Baldassari, Simone Corsi e Luthi fechando os dez primeiros. Rins irá largar apenas em 19º. Confira aqui o grid completo.