Sam Lowes garantiu hoje (24) a pole position para o Grande Prêmio de Aragón de Moto2, na Espanha. O britânico precisou se esforçar bastante para marcar o tempo de 1min53s207, que deixou Álex Márquez e Takaaki Nakagami para trás.
A sessão classificatória da categoria intermediária começou competitiva, com Alex Rins estabelecendo o tempo de 1min54s501. O espanhol, no entanto logo foi superado por Thomas Luthi (1min54s131) e pelo vencedor da última etapa, Lorenzo Baldassarri, que marcou 1min53s750.
Depois de um discreto começo, Johann Zarco tomou a ponta ao cravar 1min53s672. O próximo a surgir rápido foi o alemão Jonas Folger, com 1min53s501. Outro que vinha bem era Alex Márquez em terceiro, a frente de Baldassarri, Franco Morbidelli e Lowes. O britânico ocupava apenas sexta posição naquele momento.
Enquanto Folger se mantinha na ponta, Lowes e Márquez permaneciam na pista aperfeiçoando, volta após volta, o acerto e a técnica. A insistência e perseverança deram resultados.O espanhol cravou 1min53s261, tomando a ponta de Folger a 20 minutos da bandeirada.
Takaaki Nakagami foi o próximo a aparecer, pulando de sétimo para segundo. O japonês, no entanto não permaneceu muito nessa posição. Lowes finalmente conseguia fazer sua Kalex-Honda render bem e após muitas voltas, o britânico finalmente conseguiu roubar a primeira posição de Márquez, com o tempo de 1min53s207.
No final, ninguém mais conseguiu superar o tempo de Lowes, que garantiu a sua quinta pole position na temporada. Os últimos segundos de classificação ainda viram a queda de Xavi Vierge entre as curvas 8 e 9, o chamado “Saca-Rolhas invertido” de Aragón, fazendo referência à famosa curva de Laguna Seca. O espanhol, contudo escapou ileso.
Márquez ficou em segundo com Nakagami completando a primeira fila, em terceiro. Folger foi o quarto, Zarco o quinto e Baldassarri o sexto formando a segunda fila. Morbidelli abre a terceira fila em sétimo, tendo Luthi, Axel Pons e Matthia Pasini completando os dez primeiros. Confira aqui o grid completo.
Apesar do resultado discreto, Zarco, que lidera o campeonato estava tranquilo, pois o seu maior rival Rins ficou apenas na 13º posição e terá muito trabalho pela frente na corrida de amanhã (25), cuja largada está programada para as 8h30 da manhã (horário de Brasília).