Sam Lowes não se abalou com um acidente no começo da classificação para marcar a pole position do Grande Prêmio da Itália de Moto2, em Mugello. O britânico estabeleceu o tempo de 1min51s514, superando Dominique Aegerter e Esteve ‘Tito’ Rabat.
A morna sessão classificatória foi marcada por diversos acidentes, felizmente sem graves consequências para nenhum dos pilotos. As “vítimas” foram Julian Simon, Robin Mulhauser, Florian Alt, Axel Pons, Sandro Cortese e Lowes, que precisou chegar aos boxes empurrado.
Enquanto isso, quem ditava o ritmo era Rabat, com 1min51s941. O campeão do mundo era o único dos favoritos a estar entre os primeiros, já que o líder do campeonato Johann Zarco vinha apenas em 11º e Jonas Folger em 19º.
Por outro lado, a “velha guarda” da Moto2 estava inspirada. Um bom exemplo disso era o ótimo desempenho de Dominique Aegerter, que ao marcar 1min51s856 desbancou Rabat da primeira posição.
O suíço passou uma boa parte da classificação em primeiro, com Rabat em segundo e o compatriota (e vencedor da última etapa) Thomas Luthi em terceiro. Lowes, no entanto, ainda não havia desistido. O britânico voltou à pista e, com uma moto reconstruída marcou 1min51s514, um tempo que ninguém mais conseguiria superar.
Luthi chegou a superar Rabat, mas o espanhol contra-atacou e no finalzinho conseguiu recuperar a terceira posição, ficando atrás de Lowes e Aegerter. Luis Salom também apareceu nos últimos minutos assegurando a quinta posição. Zarco conseguiu melhorar e ficou em sexto.
Apesar da queda, Simoni Corsi ficou em sétimo, com Xavier Simeón em oitavo e Alex Rins apenas em nono. Axel Pons fecha os dez primeiros. Folger vai largar em 13º, Alex Márquez em 15º e Franco Morbidelli em 21º. Confira aqui o grid completo.