Sam Lowes venceu hoje (24) o Grande Prêmio de Jerez de Moto2, na Espanha. O britânico se aproveitou do erro de Jonas Folger ainda no começo da prova passando a apenas a controlar a distância que o separava do alemão. Alex Rins completou o pódio.
Folger pulou na ponta na largada, ficando à frente de Lowes e Simone Corsi. Morbidelli vinha logo atrás, trazendo Rins na cola. Na segunda volta, Corsi caiu e deixou Morbidelli em terceiro. O ítalo-brasileiro, no entanto, ficou apenas alguns segundos nessa posição, sendo logo superado por Rins.
O início da corrida foi marcado por diversos acidentes sem gravidade, que vitimaram Xavi Vierge, Ratthapark Wilairot, Alex Marquez e outros. Quem também cometeria um pequeno erro era o líder Folger, que passou do ponto de frenagem na reta oposta e permitiu a ultrapassagem de Lowes.
Lowes, Folger, Rins e Morbidelli começavam a formar um grupo coeso à frente de Sandro Cortese, Marcel Schrotter e Lorenzo Baldassari, que vinham mais atrás. Cortese, no entanto, seria o próximo a cair e ficar de fora da prova. O mesmo pode ser dito do campeão da Moto3, Danny Kent.
O companheiro de Kent, Miguel Oliveira realizava, por outro lado, sua melhor prova na Moto2, ultrapassando Schorotter para alcançar a sexta posição. O alemão seria o próximo a escorregar e dar adeus à corrida. Lá na frente, Lowes mantinha a ponta, dois décimos à frente de Folger e 1s3 de Rins. Morbidelli já vinha mais atrás, com 4 segundos de atraso.
Lowes controlava a distância de meio segundo para Folger com relativa tranquilidade. Morbidelli, por outro lado era muito acossado por Baldassari, o quinto colocado. O campeão reinante da categoria, Johann Zarco era apenas oitavo, mas realizava uma boa progressão, afinal largara apenas em 16º.
No final da prova, Lowes apertou o passo e conseguiu abrir um segundo de vantagem para Folger. Rins também parecia conformado com o terceiro lugar e a posição mais ameaçada era o sétimo lugar de Oliveira, pressionado por Thomas Luthi e Zarco. O português acabou sentindo a pressão e caiu na curva quatro quando restavam apenas seis voltas.
Promovido ao sétimo lugar, Zarco se animou e foi para cima de Luthi. O francês não demorou a conseguir uma ultrapassagem cirúrgica sobre o suíço na curva Peluqui assumindo a sexta posição. Baldassari ia a sua frente, no entanto, com três segundos de vantagem.
Com muita tranquilidade, Lowes cruzou a linha de chegada com três segundos de vantagem para Folger, também conformado com a segunda posição. Bem atrás, Rins completou o pódio, com Morbidelli em quarto, mais de dez segundos atrás do líder.
A surpresa final foi a queda de Baldassari na penúltima volta entregando a quinta posição de bandeja para Zarco. Luthi terminou a prova em sexto, à frente de Takaaki Nakagami em sétimo e Dominique Aegerter em oitavo. Luis Salom e Xavier Simeón completaram os dez primeiros. Confira aqui os resultados completos.
Com a vitória, Lowes chegou a 72 pontos na liderança do campeonato, abrindo dez de vantagem Alex Rins que vem em segundo. O campeão do ano passado, Johann Zarco está em terceiro lugar, com 56 pontos conquistados.