Sam Lowes conquistou hoje (29) uma inesperada pole position para o Grande Prêmio da Inglaterra de Moto2, no circuito Silverstone. O britânico cravou 2min06s345, desbancando Alex Rins e Johann Zarco, largando na frente em sua corrida caseira.
O treino classificatório vinha sendo inteiramente dominado por Esteve ‘Tito’ Rabat, que estabeleceu o tempo de 2min06s588 ainda nos primeiros minutos. O campeão do mundo parecia ser o homem a ser batido enquanto Rins, Zarco e Lowes ocupavam apenas posições intermediárias.
Na segunda metade da classificação, no entanto, todos voltaram à pista muito mais bem acertados e os tempos começaram a cair rapidamente. Zarco foi o primeiro a se aproximar de Rabat, quando pulou para o segundo posto. Rins fez o mesmo vindo para terceiro.
Lowes chegou despencar para oitavo e até ficar a pé pelo circuito, com problemas em sua Speed Up-Honda. O britânico, no entanto voltou rapidamente aos boxes, para dar continuidade ao treino e, pilotando com sua garra costumeira logo estava na quinta posição.
Quando faltavam seis minutos para o término, Rins faz 2min06s403 e é o primeiro a derrotar a marca de Rabat. O espanhol continuou andando muito forte tentando melhorar ainda mais, porém era sempre atrapalhado por algum retardatário. Logo em seguida, Zarco também supera o campeão e parecia que a primeira fila estava formada.
Quando restavam apenas 25 segundos para a bandeirada, Lowes cravou o espetacular tempo de 2min06s345, arrecadando a pole position. Rins e Zarco bem que tentaram, mas não conseguiram superar o tempo do inglês, que vai largar na posição de honra pela segunda vez em 2015.
Rabat também tentou voltar à primeira fila dando tudo de si na sua última volta válida. Mas, tudo o que o espanhol conseguiu foi cair e machucar o tornozelo esquerdo, deixando o circuito de maca para o centro médico. Dominique Aegerter foi outro a sofrer um tombo, quase ao mesmo tempo de Rabat, na mesma curva inclusive.
Thomas Luthi ficou em quinto, com Takaaki Nakagami em sexto. Jonas Folger abrirá a terceira fila na sétima posição, enquanto que Lorenzo Baldassari, Alex Márquez e Sandro Cortese fecham os dez primeiros. Confira aqui o grid completo.