Jonas Folger venceu hoje (21) o Grande Prêmio da República Checa de Moto2 no circuito de Brno. O alemão dominou a corrida praticamente de ponta a ponta. Alex Rins e Sam Lowes completaram o pódio.
A prova checa da categoria intermediária do Campeonato Mundial começou com tempo escuro e a pista de Brno completamente encharcada pela chuva que começou a cair antes mesmo da Moto3. A previsão indicava que a monção não pararia tão cedo.
Na largada, Johann Zarco pulou na ponta, mas o líder do campeonato optou pela prudência e logo na primeira curva foi superado por Folger, seguido de um determinado Rins, que pulara de sétimo para segundo. Takaaki Nakagami vinha em terceiro.
Outro quem fazia um excelente começo de corrida era Hafizh Syahrin, que já havia ultrapassado Lowes, Alex Márquez e Simone Corsi para ficar em quarto. Zarco, por outro lado, perdia diversas posições e estava em um longínquo 11º, atrás de Franco Morbidelli, outro que ficou para trás.
Enquanto Folger mantinha a ponta à frente de Rins, quem começava a partir para o ataque era Lowes, que conseguira ultrapassar Syahrin e Nakagami para assumir a terceira posição. Zarco, por outro lado, ficava cada vez mais para trás, agora em um longínquo 16º lugar.
Márquez e Mattia Pasini conseguiram ultrapassar Nakagami e Syahrin, para ficarem em quarto e quinto. O japonês estava em sétimo quando foi derrubado por Corsi, manobra que motivaria um Ride Through para o italiano. Praticamente ao mesmo tempo, Luca Marini também dava adeus à prova em um tombo praticamente simultâneo.
Quem lucrou com isso foi Sandro Cortese, que pulou para o sétimo lugar, trazendo Corsi, Morbidelli e Danny Kent em décimo. Com os acidentes de Nakagami e Marini, Zarco conseguia voltar para a zona de pontuação, em 14º. Folger mantinha a ponta com folgados 4 segundos de vantagem para Rins.
Com Folger estabelecido na liderança, a melhor disputa acontecia entre Pasini e Cortese, que haviam conseguido ultrapassar Márquez e brigavam ferozmente pelo quarto lugar. Na última volta, os dois tocaram e o italiano acabou indo para o chão. O toque passou a ser investigado pela direção de prova.
Com mais de cinco segundos de vantagem, Folger cruzou a linha de chegada em primeiro, à frente de Rins e Lowes, que completaram o pódio. Pasini, realizando sua melhor corrida na temporada ficou em quarto, à frente de Márquez que lucrou com a queda de Cortese e garantiu o quinto posto.
Syahrin chegou em sexto à frente de Kent, que com a sétima posição realizou sua melhor corrida até então na Moto2. Morbidelli ficou em oitavo, com Miguel Oliveira em nono e no experiente Anthony West em décimo. Com os acidentes, e algumas ultrapassagens, Zarco chegou em 11º, marcando cinco pontos. Confira aqui os resultados completos.