As corridas de Moto2 prometem ser mais emocionantes em 2022, porque Romano Fenati está de volta. O italiano, que fora banido da categoria por mau comportamento assinou um novo contrato com a equipe Speed Up.
Fenati, na verdade, já era para estar na MotoGP. O italiano de 25 anos foi um dos primeiros pilotos da recém-formada academia VR46 nos anos 2010. Mas o italiano acabou sendo expulso do grupo em 2016 devido a uma série de comportamentos explosivos nas pistas e nos bastidores.
Com mais de 10 vitórias na Moto3 (o recordista na Categoria Iniciante), Fenati encontrou um novo lar na equipe Marinelli Rivacold Snipers em 2017 e ascendeu à Moto2 no ano seguinte. Mas, no GP de San Marino, ele aprontou novamente apertando o freio dianteiro do adversário Stefano Manzi em plena reta.
Fenati foi imediatamente desclassificado e banido pelo resto da temporada, além de ter perdido seu lugar na equipe. O italiano chegou a anunciar a aposentadoria, antes de voltar à Moto3 com o time VNE Snipers em 2019 e depois com a Sterilgarda Max Racing Team (de Max Biaggi) onde está desde então.
Na temporada 2021, embora longe do título, Fenati voltou a demonstrar a velha velocidade, já tendo conquistado quatro pódios e uma vitória dominante no GP da Inglaterra. Desempenho que chamou a atenção de Luca Boscoscuro, chefe da equipe Speed Up na Moto2.
“Estou mesmo ansioso para regressar à Moto2 e fazê-lo com Speed Up“, disse Fenati. “O objetivo para a próxima temporada é desenvolver e melhorar para ser competitivo desde o início. Agradeço a Luca Boscoscuro e a toda a equipe pela confiança e por acreditarem em mim. Tenho certeza de que juntos podemos alcançar excelentes resultados.”
“Estamos muito ansiosos por Romano Fenati na Speed Up porque o vemos como um piloto com grande potencial“, disse Luca Boscoscuro. “Na próxima temporada vamos trabalhar juntos para que Romano possa expressar todo o seu talento. Estou convencido de que, com empenho e determinação, podemos alcançar muitos objetivos.” Será que ele vai se comportar dessa vez?