Thomas Luthi conquistou hoje (22) a pole position para o Grande Premio da Austrália de Moto2 no circuito de Phillip Island. Em uma sessão muito acidentada, o suíço garantiu a posição de honra com o tempo de 1min33s992, o suficiente para ficar a frente de Matthia Pasini e Sam Lowes.
A sessão classificatória da Moto2 começou com pista relativamente seca, mas como a previsão era de mais chuva, todos os pilotos se apressaram em estabelecer um tempo rápido, assim que possível. Thomas Luthi começou na frente, com 1min34s821, deixando para trás Jonas Folger e Johann Zarco.
Zarco, no entanto, acabou escorregando de frente na curva nove (Luckey Heighs), precisando voltar às pressas para os boxes. Com 1min34s695, Alex Márquez foi o próximo a assumir a ponta, antes de ser superado por Simone Corsi. O italiano, no entanto, caiu instantes depois, evidenciando o quão traiçoeira estava a pista.
Enquanto Sam Lowes caia pela segunda vez na sessão, Takaaki Nakagami tirou Corsi da ponta com 1min34s615, superando o italiano por 41 milésimos. Mas, de forma completamente insólita o japonês foi outro que acabou caindo logo em seguida destruindo sua moto na curva 4 (Honda Corner).
Restando menos de 20 minutos para o final, a sessão passou se tornar muito acidentada, com várias pequenas escorregadas acontecendo em diversos pontos da pista. Nakagami, no entanto, permanecia na frente, trazendo Folger em segundo, Corsi em terceiro e Lorenzo Baldassarri em quarto. Zarco vinha m sexto e Alex Rins apenas em 11º.
Jesko Raffin foi o primeiro a conseguir tirar Nakagami da frente com 1min34s461. Logo depois, foi a vez de Luthi retomar a liderança ao estabelecer 1min34s298, trazendo junto Franco Morbidelli. O ítalo-brasileiro foi o próximo a conhecer a grama molhada de Phillip Island, escorregando na frenagem para curva 10.
De forma até surpreendente, Raffin voltou à liderança com 1min34s217. Por outro lado, Zarco caía pela segunda vez na curva 2, também dando perda total na Kalex-Honda da equipe Ajo. Restando apenas cinco minutos, Cortese acertou uma grande volta (1min34s094) e retomando a ponta.
Restando apenas segundos para a bandeirada, Luthi deu a volta por cima com o tempo de 1min33s992, o suficiente para a pole position. Mattia Pasini também surpreendeu ao arrecadar a segunda posição, apenas 0s059 atrás do líder, com Lowes completando a primeira fila, após retornar à pista nos últimos minutos.
Cortese ficou em quarto, Raffin em quinto e Folger em sexto. A sétima posição ficou com Xavi Vierge, à frente de Baldassarri em oitavo, Morbidelli (que caiu pela segunda vez) em nono e Zarco apenas em décimo. Depois de ficar sem combustível, Rins ficou apenas em 16º lugar. Confira aqui o grid completo.