Takaaki Nakagami conquistou hoje (14) a pole position para o Grande Prêmio do Japão de Moto2, no circuito Twin Ring Motegi. O japonês cravou o tempo de 1min53s776 nos últimos minutos da classificação, desbancando Álex Márquez e Xavi Vierge.
A sessão classificatória da categoria intermediária foi marcada por uma pista que começou bem úmida, mas foi secando na medida em que os pilotos iam se habituando às condições. O especialista em chuva Hafizh Syahrin comandou boa parte do treino, seguido do português Miguel Oliveira.
Os últimos minutos viram uma derradeira tentativa dos pilotos em melhorarem suas marcas. Foi nessa hora que Nakagami e Márquez (acompanhados de Xavi Vierge e Mattia Pasini) tomaram as duas primeiras posições, separados por apenas um décimo de segundo.
Com isso, Oliveira ficou apenas em quinto e Syahrin em sexto completando a segunda fila. Sandro Cortese foi o sétimo, ao lado de seu colega Marcel Schrotter em oitavo e do belga Xavier Simeón em nono. Augusto Fernandez completa os dez primeiros. Confira aqui o grid completo.
Os postulantes ao título, Franco Morbidelli e Thomas Luthi tiveram um desempenho abaixo do esperado no circuito japonês. O líder do campeonato anotou apenas o 15º tempo, a mais de 2 segundos do líder. O suíço foi ligeiramente melhor, em 13º. Ambos irão largar na quinta fila.