Alex Rins conquistou hoje (8) a pole position para o Grande Prêmio de Indianápolis de Moto2. O espanhol marcou a espetacular volta de 1min36s549, após um intenso duelo contra Esteve ‘Tito’ Rabat. Mika Kallio completa a primeira fila.
A sessão classificatória da Moto2 no tradicionalíssimo circuito de Indianápolis foi a mais disputada do dia. Assim que o cronômetro começou a rodar, todos os pilotos foram à pista com muita vontade. Kallio e Dominique Aegerter foram os mais rápidos a princípio, antes que seus tempos fossem superados.
Logo em seguida foi a vez de Sam Lowes roubar a primeira posição com 1min37s409. Segundos depois, Rabat já pulverizava essa marca, ao marcar 1min37s108. O britânico da equipe Speed Up não queria desistir tão fácil e deu o troco, baixando apenas seis milésimos a marca do espanhol.
Rins, enquanto isso pilotava cada vez mais rápido. O espanhol conseguiu pegar a primeira posição, pela primeira vez com o tempo de 1min37s088. Rabat continuava na pista, e a essa altura já havia se dado conta de que o grande duelo seria com o conterrâneo. O campeão do mundo voltou para o topo após cravar 1min37s030, mas não por muito tempo.
Rins continuava melhorando e com 1min36s971 foi o primeiro piloto a baixar da casa de 1min37. O ritmo estava ficando intenso demais para Axel Pons, que sofreu um violento acidente, sem maiores consequências. O mesmo aconteceu com Lowes, que precisou voltar às pressas para os boxes.
Enquanto isso, o líder do campeonato Johann Zarco vinha com um desempenho pra lá de discreto, chegando a estar apenas na 18º posição. O francês, no entanto, manteve a calma e aos poucos foi evoluindo, assim como Thomas Luthi e Kallio que começava a figurar entre os primeiros.
Dando tudo de si, Rabat consegue 1min36s781. Mas, o dia era mesmo de Rins, que logo em seguida voltou para a liderança com 1min36s549, o suficiente para a pole position. O acerto de sua Kalex-Honda estava tão bom que o espanhol chegou a repetir o mesmo tempo (0s000) poucos minutos depois.
Desse momento até o final da classificação, Rabat continuou na pista tentando sem sucesso recuperar a primeira posição. O máximo que o piloto da Marc VDS conseguiu foi diminuir a diferença, para 137 milésimos. Kallio, que já ocupava uma posição de destaque conseguiu uma surpreendente primeira fila, com o terceiro melhor tempo.
Luthi ficou em quarto, com Jonas Folger em quinto. Sempre um “leão de treinos”, Takaaki Nakagami ficou em sexto, à frente de Lowes, que voltou para a pista, mas não conseguiu melhorar. Zarco ficou apenas em oitavo com Franco Morbidelli e Sandro Cortese fechando os dez primeiros. Confira aqui o grid completo.