Álex Márquez conquistou hoje (6) a pole position para o Grande Prêmio da Espanha de Moto2, no circuito de Jerez de La Frontera. O espanhol cravou o tempo recorde de 1min42s080, superando seu companheiro de equipe Franco Morbidelli por sete centésimos.
A sessão classificatória da categoria intermediária começou com muita ação e disputa. Miguel Oliveira foi o primeiro a estabelecer um tempo rápido, 1min42s710, logo superado Márquez com 1min42s584.
Oliveira respondeu logo em seguida com 1min42s409, antes de Márquez dar o troco com 1min42s080, superando o recorde da pista que pertencia à Sam Lowes desde 2016. Franco Morbidelli logo se colocou em segundo e Dominique Aegerter em terceiro.
Apesar de as condições perfeitas para os pilotos acelerarem forte, a pista pregou peças em alguns pilotos, como Khairul Idham Pawi, Marcel Schrotter, Axel Pons, Sandro Cortese, Marcel Schrotter e Remy Gardner, que foram ao chão sem maiores consequências. Enquanto isso, Márquez mantinha a ponta, com Morbidelli em segundo.
Nos últimos minutos, todos os pilotos saíram para a pista para tentar superar o tempo de Márquez, inclusive o próprio, que quase se acidentou na curva Ducados. O piloto teve um pneu traseiro furado, mas conseguiu trazer a moto de volta aos boxes.
Mesmo assim, Márquez conseguiu manter a primeira posição e conquistar a sua primeira pole position na Moto2. 0s0046 atrás, Morbidelli completou a dobradinha para a equipe Marc VDS em segundo, com Aegerter (que conseguiu voltar) completando a primeira fila, em terceiro.
Oliveira tentou até o final, mas o português irá abrir a segunda fila, na quarta posição. Mattia Pasini ficou em quinto, com Francesco Bagnaia em sexto. Xavi Vierge foi o sétimo, à frente de Takaaki Nakagami, Schrotter e Pons, que completaram os dez primeiros. Thomas Luthi decepcionou e vai largar apenas em 12º. Confira aqui o grid de largada completo.