Johann Zarco venceu hoje (14) o Grande Prêmio da Catalunha de Moto2, na Espanha. O francês realizou uma ousada ultrapassagem sobre Esteve ‘Tito’ Rabat na última volta da corrida. Alex Rins completou o pódio.
Zarco, que havia conquistado a pole position não teve vida fácil, na Catalunha. O francês largou mal, caindo para a quinta posição, enquanto Rabat, Sam Lowes, Rins e Dominique Aegerter dominavam as primeiras posições. O segundo colocado no grid, Jonas Folger foi outro que teve problemas e fechou a primeira volta apenas na 14º posição.
Rabat foi o piloto que mais tempo se manteve à frente, mas o espanhol sempre foi perseguido de perto por algum piloto. Lowes, por exemplo, chegou a assumir a ponta na terceira volta, sendo rapidamente revidado pelo campeão do mundo.
Depois foi a vez de Rins duelar com Rabat, chegando a liderar a prova por algumas voltas. Os dois espanhóis correram a maior parte do tempo colados nas duas primeiras posições com Lowes em terceiro. Aos poucos, Zarco recuperava o terreno perdido, ultrapassando Aegerter para se juntar ao grupo da frente.
Aegerter, por sua vez começava a ficar para trás, sendo ultrapassado por Luis Salom, Thomas Luthi e Franco Morbidelli. O ítalo-brasileiro fazia uma excepcional corrida de recuperação, saindo do 23º lugar na largada para sétimo. Folger fazia o mesmo ao se recuperar da má largada e já era nono.
A recuperação de Zarco ficou completa quando o francês ultrapassou Sam Lowes e pulou para a terceira posição. Rabat e Rins disputavam a liderança palmo a palmo apenas poucos metros à frente e a decisão ficou para a última volta.
Mostrando grande tranquilidade e experiência, Zarco pressionou Rins que acabou errando em uma curva. Duas curvas adiante, o francês arriscou tudo, metendo por dentro de Rabat que não estava esperando a ultrapassagem. A manobra de Zarco pegou os dois espanhóis de surpresa.
Zarco, portanto só precisou controlar a distancia para Rabat e Rins no resto da volta, para cruzar a linha de chegada em primeiro e chegar à sua segunda vitória em 2015. Lowes ficou em quarto, Salom em quinto e Thomas Luthi em sexto.
Folger conseguiu ultrapassar Morbidelli e ficou em sétimo, diminuindo um pouco o prejuízo de sua má largada. Dominique Aegerter e Lorenzo Baldassarri completaram os dez primeiros. Cliquei aqui para ver os resultados completos.