Lorenzo Baldassarri venceu hoje (11) o Grande Prêmio de San Marino de Moto2, no circuito de Misano. O italiano ultrapassou Alex Rins nas últimas voltas para vencer pela primeira vez na categoria intermediária do campeonato mundial.
Na largada, Johann Zarco manteve sua pole position, apesar da tentativa de Takaaki Nakagami de superá-lo na primeira curva. O ímpeto do japonês acabou jogando Thomas Luthi para fora da pista, enquanto Axel Pons e Xavier Simeón colidiam no final do pelotão e ficavam de fora da prova.
Zarco liderou as primeiras voltas, seguido de Baldassarri, Franco Morbidelli e Luthi. No entanto, a vida do francês não seria fácil nessa corrida porque todos estavam colados, dispostos a destroná-lo. Alex Rins e Sam Lowes vinham logo atrás, em quinto e sexto, respectivamente.
Na quarta volta, Morbidelli, Baldassarri chegaram, um de cada lado para superar Zarco, que ainda perdeu posições para Luthi, Rins e Lowes, despencando para sexto. O ítalo-brasileiro liderou a prova por uma volta e meia, antes de Rins surgir e tomar a ponta em uma incrível recuperação.
Rins tomou a ponta e passou a abrir vantagem sobre Baldassarri, Morbidelli, Luthi e Lowes, que vinham absolutamente colados disputando a segunda posição. Recuado, Zarco vinha em sexto trazendo Nakagami, Jonas Folger e Álex Márquez. Enquanto tudo isso acontecia, Danny Kent dava adeus à prova mais cedo, em mais um acidente.
Restando quinze voltas para o final, o ritmo de Morbidelli começou a cair passando a segurar muito Lowes e Nakagami, que já havia superado Zarco e Luthi para ficar em quinto.Os três duelaram muito por duas voltas até o britânico cair sozinho na curva 15 e, mais uma vez abandonar a corrida.
Isso deixou o japonês em terceiro, enquanto Zarco recuperava o quarto lugar de Morbidelli. Rins, enquanto isso corria seis segundos à frente. Apenas Baldassari e Nakagami estavam próximos. O italiano, em segundo, parecia ter condições de vencer a prova e passou a tentar se aproximar do líder.
Baldassarri foi diminuindo a diferença até colar em Rins quando restavam apenas quatro voltas para o final. Os dois pilotos rodavam em um ritmo muito parecido, com vantagens em pontos diferentes do circuito. Nakagami vinha em terceiro e Zarco em quarto, longe dos líderes, no entanto.
Quando restavam duas voltas, Baldassari realizou a manobra de ultrapassagem na freada da curva Quercia (8) assumindo a ponta com maestria e precisão. Rins tentou contra-atacar no “Curvone”, mas encontrou a porta fechada do italiano que conseguia, assim, vencer a sua primeira corrida na Moto2.
Rins acabou fora da pista, mas se recuperou para cruzar a linha de chegada em segundo, a 2s5 do vencedor. Nakagami completou o pódio em terceiro, com um discreto Zarco em quarto, Morbidelli em quinto e Luthi em sexto. Hafizh Syahrin completou a prova em sétimo a frente de Folger, Sandro Cortese e Márquez que completou os dez primeiros. Confira aqui os resultados completos.