Johann Zarco venceu hoje (14) o Grande Prêmio da Áustria de Moto2, no circuito Red Bull Ring. O francês realizou uma corrida cautelosa, esperando o momento certo para ultrapassar Franco Morbidelli, o então líder da prova.
Na largada, foi Morbidelli quem pulou na ponta, trazendo junto seu companheiro de equipe, Alex Márquez. Zarco, que largara na pole position partiu mal e despencara para a quinta posição, atrás ainda de Marcel Schrotter e Thomas Luthi.
Alex Rins, que foi mal na classificação era outro a realizar uma boa largada, pulando de nono para sétimo nas primeiras voltas. Schrotter também vinha com muita vontade e já havia superado Márquez para assumir a segunda posição.
Enquanto Morbidelli liderava com folga para Schrotter, Zarco começava sua escalada, superando Márquez para ficar em terceiro. Rins já era o sexto atrás de Luthi e se juntava ao pelotão que brigava pela vitória.
Se a situação estava ótima para Morbidelli, Schrotter, Zarco, Rins e Márquez, os cinco primeiros, ficava cada vez pior para Jonas Folger e Sam Lowes, que mais uma vez caíram e foram obrigados a abandonar uma importante prova em termos de campeonato.
Restando 17 voltas, a diferença de Morbidelli começava a ser encurtada por Schrotter, Luthi e Zarco, que corriam praticamente embutidos, em segundo, terceiro e quarto lugares, respectivamente. Rins e Márquez, contudo, vinham mais atrás em uma disputa particular.
Duas voltas depois, Schrotter realizou as primeiras tentativas de ultrapassagem, sem sucesso. Enquanto isso Zarco, que estava em terceiro, à frente de Luthi, só observava como se estivesse esperando o momento certo para atacar.
Quando restavam 11 voltas para o final, Zarco conseguiu se livrar de Schrotter e partiu em busca de Morbidelli. Ganhando cerca de meio segundo por volta, o francês não demorou a superar o ítalo-brasileiro e assumir a ponta para não mais largá-la.
Luthi também havia encontrado um jeito de superar Morbidelli para ficar em segundo. As motos da equipe Marc VDS começavam a perder rendimento. Rins vinha em quarto em uma briga particular com Schrotter enquanto Márquez já estava em sexto, a mais de 6 segundos de Zarco.
Com muita tranquilidade, Zarco cruzou a linha de chegada em primeiro, pela quinta vez na temporada. Morbidelli, no entanto, ainda não havia se dado por vencido e nas últimas curvas arriscou tudo para recuperar o segundo lugar. Isso fez com que Luthi ainda perdesse o terceiro lugar para Rins.
Morbidelli, portanto, ficou em segundo conquistando o melhor resultado de sua carreira. Rins ficou em terceiro e Luthi em quarto reclamando ter sido posto para fora da pista pelo espanhol. Schrotter, que também fez sua melhor exibição ficou em quinto e Márquez conseguiu se sustentar em sexto até o final.
Depois de ter sido protagonista nas duas últimas corridas, Takaaki Nakagami foi discreto ao chegar apenas em sétimo, à frente de Lorenzo Baldassari, Axel Pons e Dominique Aegerter, que fecharam os dez primeiros colocados. Confira aqui os resultados completos.