Johann Zarco conquistou hoje a pole position para o Grande Prêmio do Japão de Moto2, no circuito de Motegi. Correndo sem pressão já como campeão, o francês fez um bonito duelo com Thomas Luthi nos dez minutos finais.
Zarco liderou a sessão desde o começo, sendo ele e Luthi os únicos a rodarem na casa de 1min50. A briga por posições acontecia apenas da terceira posição para trás, que foi primordialmente disputada por Sam Lowes, Alex Rins e o malaio Hafizh Syahrin.
A classificação andava morna até os últimos dez minutos, quando Luthi resolveu desafiar Zarco na disputa pela pole position. O suíço surpreendeu ao estabelecer 1min50s517, uma marca que parecia ser suficiente para garantir a pole.
De fato, Luthi segurou a primeira posição até faltarem apenas dois minutos para o final, quando Zarco voltou à pista e voou baixo, estabelecendo 1min50s339. O suíço tentou revidar, mas após alguns erros ficou claro de que não era páreo para o campeão mundial de 2015.
Jonas Folger foi outro a surpreender no final, roubando a terceira posição das mãos de Lowes. Rins ficou em quinto, Syahrin, com um ótimo desempenho em sexto e o japonês Takaaki Nakagami em sétimo.
Comprovando sua evolução ao longo da temporada, Axel Pons ficou em um bom oitavo lugar, à frente de Sandro Cortese e Lorenzo Baldassari, que completam os dez primeiros. Clique aqui para conferir o grid de largada.