A equipe Marc VDS anunciou hoje (23) a renovação do contrato de Tony Arbolino por mais uma temporada de Moto2. O que é uma boa notícia para Franco Morbidelli: o italiano era um dos cotados para subir à MotoGP em 2024.
Arbolino ingressou na Marc VDS em 2022 e, após vitórias na Argentina e na França neste ano, o piloto de 23 anos rapidamente se estabeleceu como candidato ao título nessa temporada. Sua campanha só não está sendo melhor que a de Pedro Acosta, piloto oficial KTM.
“É uma sensação fantástica saber que vou ficar com a Elf Marc VDS Racing Team em 2024”, disse Arbolino. “Desde o primeiro dia, me senti muito bem com esta equipe. Estou orgulhoso do que já alcançamos juntos e estou ansioso pelos desafios que ainda enfrentaremos.“
“Na minha opinião, Tony tomou a decisão certa de ficar conosco na Moto2 por mais um ano“, disse o dono da equipe, Marc van der Straten. “Vamos prepará-lo da melhor maneira possível para quando ele for inevitavelmente para a MotoGP no futuro. Se ele for dar esse passo, ele o fará da melhor maneira possível e com a melhor moto que se adapte ao seu talento”.
Arbolino, entretanto, terá um novo companheiro de equipe, o piloto checo Filip Salač, já que o conhecido Sam Lowes vai trocar o Mundial de Moto2 pelo Mundial de Superbike em 2024, junto com parte da equipe Marc VDS, em anúncio revelado anteriormente.
A permanência de Arbolino por mais um ano na Moto2 é uma boa notícia para os pilotos de MotoGP que disputam as vagas finais para 2024, especialmente Franco Morbidelli. O italiano que perdeu seu lugar na Yamaha para Alex Rins busca agora um lugar na Gresini, VR46 ou Pramac.
As chances de Morbidelli ingressar na VR46 cresceram após a confirmada saída de Johann Zarco da Pramac. Ao que tudo indica, Marco Bezzecchi deve ocupar essa vaga, deixando o caminho livre para “Morbido” retomar sua carreira na esquadra de Valentino Rossi.