Sam Lowes garantiu hoje (21) a pole position para o Grande Premio da Itália de Moto2, no circuito de Mugello. O britânico cravou o tempo de 1min51s965 ainda na metade da sessão classificatória, deixando para trás Takaaki Nakagami e Lorenzo Baldassari.
Enquanto as arquibancadas lotadas de Mugello ainda festejavam a pole position de Valentino Rossi, o treino classificatório da Moto2 começava com Sandro Cortese na frente, que estabeleceu o tempo de 1min52s416. O tempo do italiano, no entanto foi rapidamente superado por Simone Corsi e Thomas Luthi.
Ao contrário do que normalmente acontece, os primeiros minutos foram bastante movimentados, com Lowes assumindo a ponta ao marcar 1min52s177. O britânico, contudo, também não ficou muito tempo na liderança, porque Baldassari logo em seguida baixou para 1min52s088.
Lowes não queria ficar atrás e, após algum tempo parado nos boxes para ajustes conseguiu retomar a primeira posição, com o tempo de 1min51s965, que se revelaria suficiente para a pole position. Enquanto isso, o líder do campeonato, Alex Rins vinha apenas em sétimo, sem parecer ter condições de brigar pela pole. O mesmo podia se dizer sobre o campeão do mundo Johann Zarco, em 12º.
Baldassari se esforçava, tanto que chegou a melhorar seu tempo para 1min52s101, porém insuficiente para superar a marca de Lowes. Quando faltavam treze minutos para o término, o japonês Nakagami conseguiu pular de quarto para segundo, desbancando o jovem italiano da posição e ficando a 47 milésimos do líder.
Quando restavam menos de cinco minutos, finalmente Zarco acertou uma boa volta pulando para sexto, atrás de Axel Pons e Marcel Schrotter. Rins, por outro lado permanecia em nono e quando tentava desesperadamente melhorar acabou caindo e ficando definitivamente fora da briga pelos primeiros lugares.
Dessa forma, Lowes garantiu a sexta pole position de sua carreira. Nakagami ficou em segundo e Baldassari em terceiro. Com um desempenho surpreendente, Pons foi o quarto e abre a segunda fila, ao lado de Schrotter e Zarco. Luthi é o sétimo, com Corsi em oitavo, Rins apenas em nono e Luca Marini completando os dez primeiros. Confira aqui o grid de largada completo.