Em 2024, o motociclismo brasileiro terá novamente duas categorias de topo para assistir, o Superbike Brasil e o Moto1000GP, em sua segunda temporada após o regresso efetuado no ano passado. Veja o calendário das oito etapas previstas.
Ao contrário do Superbike Brasil, que se concentra em São Paulo, o Moto1000GP tem um calendário mais variado, com provas no Goiás, Minas Gerais, Paraná e até Rio Grande do Sul, se for possível. Os custos são mais elevados, mas sem dúvida, o campeonato fica mais interessante para o público.
As atividades começam entre 27 e 28 de abril no autódromo Ayrton Senna em Goiânia (GO), que recebeu o Mundial de Motociclismo entre 1987 e 1988. Praticamente um mês depois eles visitam outro estado, Minas Gerais com uma prova no novo circuito de Curvelo entre 25 e 26 de maio.
A única etapa no autódromo José Carlos Pace em Interlagos, São Paulo acontece entre 29 e 30 de junho. Depois, eles voltam à Goiânia para para a quarta etapa do ano, entre 13 e 14 de julho. O plano é ter sempre uma corrida por mês.
O tradicional autódromo de Cascavel, no Paraná, recebe o Moto1000GP entre 17 e 18 de agosto antes de um retorno à Curvelo entre 14 e 15 de setembro. No mês seguinte, eles pretendem ir à Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul para a penúltima etapa entre 19 e 20 de outubro.
O Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul, no entanto, requer ajustes na pista, e a organização do Moto1000GP ainda tomará a decisão definitiva conforme o andamento do processo de reforma. O grand finale da temporada acontece em Goiânia, entre 09 e 10 de novembro.
“A escolha dos locais de prova foi baseada, em primeiro lugar, na segurança. Em seguida, consideramos aspectos comerciais e ajustamos de acordo com as praças disponíveis. Compreendemos que o ideal seria uma etapa em cada pista, mas a realidade atual de alguns autódromos, como Campo Grande e Brasília, não nos permite essa opção para 2024”, explicou Gilson Scudeler, CEO do campeonato.
“Santa Cruz do Sul é a única praça com chance de alteração no calendário, tendo Cascavel, no Paraná, como opção para realização da etapa. Há um grande desejo e expectativa pela realização dessa etapa. Estamos mantendo-a no calendário e acompanhando a abertura de licitações e o cronograma das obras”, destacou Scudeler.
O Moto1000GP segue todos os protocolos de segurança exigidos pela Confederação Nacional do Motociclismo (CBM) e pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM), com o objetivo de se tornar um campeonato com a chancela da FIM e ganhar visibilidade internacional.
Moto1000GP – Calendário 2024
1ª Etapa – 27 e 28 de abril: Goiânia (GO)
2ª Etapa – 25 e 26 de maio: Curvelo (MG)
3ª Etapa – 29 e 30 de junho: São Paulo – Interlagos (SP)
4ª Etapa – 13 e 14 de julho: Goiânia (GO)
5ª Etapa – 17 e 18 de agosto: Cascavel (PR)
6ª Etapa – 14 e 15 de setembro: Curvelo (MG)
7ª Etapa – 19 e 20 de outubro: Santa Cruz do Sul (RS) OU Cascavel (PR)
8ª Etapa – 09 e 10 de novembro: Goiânia (GO)