Começa no próximo final de semana o Moto1000GP, principal Campeonato Brasileiro de Motociclismo do Brasil. A etapa de abertura, no Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel-PR, terá até a participação de pilotos internacionais.
Serão três dias de atividades na pista mais rápida e curta do calendário, com 3.058 metros. A sexta-feira (4) é reservada para os treinos livres. No sábado (5) acontece o complemento das sessões livres, classificações e as primeiras corridas do fim de semana.
O domingo será dedicado às provas. A GP1000, a Yamalube R3 bLU cRU LA Cup e a Talent terão rodadas duplas, enquanto a GP600, a Motul 300V Cup, a Yamaha R15 bLU cRU LA e a Mottu Endurance terão corrida única, de modo que o dia será de muita velocidade.
Campeão de 2014 e 2015 na primeira era do Moto1000GP, Matthieu Lussiana está de volta para reforçar o prestígio do campeonato. O francês, com passagens pelo WorldSBK e Mundial de Endurance, correrá pela equipe CB Racing com uma Ducati Panigale V4.
“Estou muito orgulhoso de fazer parte da temporada 2025 do MOTO1000GP, especialmente com a equipe do Cesar Barros. É como uma família brasileira para mim, então farei tudo o que for possível para deixar todos felizes e tentar conquistar o troféu de campeão em 2025. Vamos ter que trabalhar bastante, pois preciso de muita informação da Ducati, é uma moto nova para mim. Fizemos alguns treinos, mas vamos acertar os detalhes e trabalhar para alcançar o título de 2025″, disse Lussiana.
Junto com Lussiana, o grid internacional é reforçado com os argentinos Sebastian Salom (W2V Racing), Ramiro Gandola, Agustin Donatti e Mauro Passarino. Ao todo, nas sete categorias que competem neste fim de semana, haverá pilotos de 10 países.
O campeonato terá um novo formato para os fins de semana de corrida na temporada 2025. A partir deste ano, as atividades seguirão um modelo mais tradicional, com treinos livres na sexta-feira, classificatórios no sábado e corridas longas no domingo.
A mudança ocorrerá nas categorias Motul 300V Cup e GP600. A GP1000, principal categoria do campeonato, continuará com duas corridas no fim de semana, sendo uma curta no sábado e uma longa no domingo. O novo formato busca proporcionar mais tempo de preparação para pilotos, equipes e para a organização, além de reduzir acidentes.
O Moto1000GP é transmitido para todo o Brasil pelo BandSports e pelo New Brasil, que abrange países como Portugal, Moçambique, Angola, Estados Unidos, Argentina, Chile e Uruguai. A geração das imagens será da empresa MasterTV, integrante do Grupo Catve.