Além de Ducati, MV Agusta e Aprilia, a Itália é lar de muitas outras montadoras de pequeno porte recheadas de qualidade, tradição e bom gosto. Uma delas é a Moto Morini, que acaba de apresentar a nova geração de sua naked mais brava, Corsaro 1200 ZZ.
Fundada por Afonso Morini na cidade de Bolonha em 1937, a Moto Morini esteve no controle da Cagiva nos anos 80, antes de passar de mão em mão até decretar falência em 2010. Felizmente, a produção foi retomada dois anos depois em escala reduzidíssima.
A primeira Corsaro 1200 surgiu em 2005. Com o motor de 2 cilindros em L “Bialbero Corsa Corta”, capaz de render 140 cv, a motocicleta tem ares de Ducati Monster e rapidamente tornou-se a prata da casa. Para 2017, eles precisaram criar um propulsor inteiramente novo, para adequar-se às novas leis antipoluição da Europa.
O objetivo, no entanto, foi manter “a alma indomável, furiosa e destemida da moto”. Aparentemente eles conseguiram, pois no press release enviado, o motor mantém a potência de 140 cv e o torque de 12,71 kgf.m praticamente inalterados. A moto agora conta com um novo escapamento Zard, que não apenas reduziu emissões e ruídos, mas também ajudou a melhorar o consumo de combustível.
Aprimoramentos também foram feitos na ciclística. A embreagem agora é do tipo deslizante e com quickshifter, o que reduz muito o tempo gasto nas trocas de marcha. O ABS é do tipo “dual channel” da alemã Bosch, que pode ser desligado se você quiser voltar aos velhos tempos.
Com exceção do ABS, a Moto Morini ostenta orgulho italiano de fazer motos em toda a parte. A suspensão dianteira, invertida e ajustável, por exemplo, é da fabricante de Bolonha Lupo. As pinças de freio radiais vêm da tradicionalíssima Brembo e os pneus são Pirelli Diablo Rosso III. Até o painel é proveniente da empresa italiana AIM.
Cada Moto Morini é única, e todas as ordens de compra são atualmente tratadas diretamente pela fábrica, que constrói cada unidade de acordo com a especificação do proprietário. O preço por isso, como você deve ter adivinhado, não é muito convidativo: € 19.900 euros, quase R$ 69.000 reais, sem importação e impostos.