Os principais nomes do Mundial de Motovelocidade já expressam suas condolências pela morte de Luis Salom ocorrida hoje (3), no segundo treino livre (FP2) para o Grande Prêmio da Catalunha, na Espanha. Pilotos deve usar outro traçado a partir de amanhã (4).
Maior embaixador do esporte, Valentino Rossi, lamentou a morte de Salom e acredita que houve uma falha mecânica: “Temos que ver se algo quebrou em sua moto, parece que ele foi direto para as barreiras“, disse o veterano de 37 anos.
Conterrâneo de Salom (nascido na mesma cidade), Jorge Lorenzo também comentou o incidente trágico em sua conta no Twitter: “Destroçado, muito triste, sem palavras. Descanse em paz, Luis Salom“, expressou o atual campeão da MotoGP.
Dani Pedrosa escreveu: “Desolado pela perda de um grande amigo. Os mais sinceros pêsames à família. Sempre nos lembraremos dele“, e foi seguido por uma declaração em nome de toda equipe Honda: “Queremos expressar nossas mais profundas condolências à família, amigos e equipe de Luis Salom. ‘Godspeed’ Luis“.
Maverick Viñales, que foi o principal rival de Salom na briga pelo título da Moto3 em 2013 e seu companheiro de equipe na Moto2 no ano seguinte, também usou a rede social para expressar condolências: “Um dos rivais mais duros, um de meus melhores companheiros de equipe e um grande amigo“.
Video: veja como foi o acidente de Luis Salom hoje (3) na Catalunha
O português Miguel Oliveira, que também compete na Moto2 estava imediatamente atrás de Salom e viu de perto o acidente. O piloto, então foi mais longe e concedeu uma longa declaração quando ainda estava no paddock do circuito:
“Este é um momento difícil para mim, para o motociclismo e em especial para a família do Luís Salom, com quem estão todos os nossos pensamentos, energias e apoio. Como piloto, espero que a Comissão de segurança possa ser ainda mais ativa no que concerne a segurança dos circuitos. Estamos em 2016 e casos como este não deveriam acontecer. Este é um esporte que, como outros, tem riscos. Hoje, infelizmente, foi fatal.” (Miguel Oliveira)
Com a ida de Viñales para Suzuki em 2015, Alex Rins ocupou o posto de companheiro de Salom e o espanhol também lamentou a morte do piloto: “Graças a você eu aprendi muitas coisas do motociclismo, onde quer que esteja descanse em paz companheiro”, escreveu.
Irmão de Marc Márquez e um dos principais adversários de Salom na Moto3, Alex Márquez deixou o seguinte recado: “Descanse em paz meu amigo! Continue liderando o pelotão lá em cima, como você costumava fazer!“
A família de Salom já declarou que não quer que o GP seja cancelado. Então, a Dorna, entidade que promove e comanda a categoria já informou que o traçado será modificado, passando a usar a chicane interna, como é feito pela Fórmula 1.