Faleceu em Bolonha, na Itália, Renzo Neri, ex-diretor técnico da Ducati, que entrou para a história como o criador do primeiro modelo Scrambler, no início dos anos 1960.
A confirmação de seu falecimento veio através de uma curta nota emitida por seus filhos, Maurizio e Andrea: “a última lembrança histórica da Ducati Meccanica está apagada“. As causas da morte não foram divulgadas.
A primeira Scrambler nasceu a pedido do importador norte-americano da Ducati, “Berliner Motor Corporation”, que queria um modelo extremamente simples e funcional, que se adaptasse ao gosto dos motociclistas locais.
Neri, então chefe do departamento de design da Ducati, pegou o seu lápis e desenhou o tanque de combustível, o assento e os para-lamas característicos da primeira Scrambler apresentada em 1962, que teria versões de 125cc, 250cc, 350cc e 450cc até 1974.
O sucesso foi tão grande que inspirou o retorno da série “Scrambler Ducati” em 2014. A linha atual, composta por modelos de 400cc, 800cc e 1200cc é considerada um dos pilares da expansão da marca nessa década.