Aos 35 anos, morreu em Dublin nesse sábado (4) John Hinds, também conhecido como “o Doutor das corridas de estrada”. O médico/piloto sofreu um acidente na tarde de sexta-feira (3) nos treinos livres da Skerries 100.
Hinds corria na parte de trás do pelotão quando perdeu o controle de sua BMW S1000RR, ainda por razões desconhecidas. O irlandês sofreu diversas lesões, sendo levado por seus colegas médicos ao hospital Beaumont, vindo a falecer logo após o meio dia.
Com seu incomum capacete laranja Hinds era um dos pilotos mais queridos pela comunidade das corridas de estrada. Anestesista no hospital de Craigavon, o irlandês conseguiu combinar seu trabalho com a sua paixão, sendo um raro caso de piloto que também integrava a equipe médica das provas.
Seu trabalho de assistência a dezenas de pilotos com todos os tipos de ferimentos fez de Hinds uma referência entre as equipes de traumatologia do mundo, viajando frequentemente para dar palestras e partilhar a sua experiência com colegas de diferentes países.
Em uma declaração ao jornal Belfast Telegraph, a piloto Maria Costello fez questão de expressar sua tristeza: “Estou devastada após ouvir a notícia sobre a morte de John Hinds“, disse no periódico.
“Um verdadeiro cavalheiro, um talento incrível que se dedicou tanto para o esporte e já salvou muitas vidas. um herói anônimo. Este esporte nunca mais será o mesmo sem ele. Eu nunca vou esquecer de todas as vezes que me atendeu. Quero expressar minhas mais profundas condolências à sua família, meus pensamentos estão com vocês.” (Maria Costello)
Hinds também foi um dos maiores lutadores por melhores condições de segurança nas corridas de estrada. Seu trabalho foi particularmente forte na North West 200, onde batalhou muito nos últimos meses para que a prova tivesse uma unidade de ambulância aérea.