Morreu aos 73 anos hoje (13), na Itália, Ivano Beggio, reconhecido como o homem responsável pelo crescimento mundial da Aprilia na segunda metade do século 20. Fã de corridas, o italiano também alavancou a carreira de Valentino Rossi e outros pilotos famosos.
A morte aconteceu em sua casa na cidade de Asolo, província de Treviso, Itália. As causas ainda não foram anunciadas, mas sabe-se que Beggio já vinha doente há vários anos. Ivano é filho do fundador da Aprilia, Alberto Beggio e assumiu o controle da empresa em 1969.
Sob o seu comando, a Aprilia passou de uma pequena fabricante de ciclomotres na Itália para uma das maiores marcas de motocicletas do mundo, principalmente devido à decisão de Beggio de utilizar o motociclismo como forma de publicidade e propaganda.
A estreia no Campeonato Mundial se deu em 1975 e apenas dois anos depois, em 1977, já vencia os títulos nas classes 125 e 250cc. Nas três décadas seguintes a marca de Noale se tornaria uma potência nas classes de acesso, tornando 19 pilotos campeões mundiais.
Entre os principais, estão nomes como os de Valentino Rossi, que teve na Aprilia a sua primeira equipe realmente profissional na carreira. O piloto retribuiu a confiança, conquistando os títulos das 125cc em 1997 e das 250cc em 1999. Também competiram por lá Loris Capirossi, Max Biaggi, Marco Melandri e Jorge Lorenzo.
Foi Beggio quem também fez a Aprilia envolver-se com o Mundial de Superbike, a partir de 1998. Nesse campeonato, três títulos já foram conquistados: dois com Max Biaggi (2010/12) e um com Sylvain Guintoli (2014). Esse envolvimento também resultou na superbike RSV4, uma das mais perfeitas máquinas de produção disponíveis na atualidade.
Em 2004, Beggio cedeu o comando da Aprilia para o Grupo Piaggio, que o mantém até hoje. O italiano ainda figurou no cargo de “presidente honorário” da empresa, antes de deixá-la em definitivo em 2006. Nos últimos anos concentrou-se na vida familiar, mas frequentemente era visto no paddock da MotoGP e WSBK.