Morreu ontem (29) aos 74 anos Earl Hayden, pai do campeão mundial de MotoGP em 2006 Nicky Hayden. O patriarca da família é considerado o grande responsável pelo interesse dos filhos no motociclismo.
Nascido em Newman, nos arredores de Owensboro no Kentucky, onde nasceu Nicky e vivia até hoje, Earl Hayden começou a correr com motocicletas ainda nos anos 1960 e se tornou um piloto de sucesso no Dirty Track, chegando a entrar para o “Kentucky Motorsports Hall of Fame” em 2015.
Earl Hayden, no entanto, nunca chegou a viver do motociclismo, operando uma lavagem de carros, venda de cavalos de corrida e abrindo um estacionamento para sustentar seu hobby. Mas quando ele e sua esposa Rose começaram a ter filhos (Tommy, Jenny, Nicky, Roger Lee e Kathleen), ele decidiu pendurar o capacete.
Mas a paixão de Earl impregnou a todos seus filhos, principalmente Nicky: “Aos três anos, eu contava a ele histórias sobre corridas antes de ir para a cama“, contou certa vez. “Todos os dias ele se levantava cedo, ia para o celeiro e ficava sentado até que eu chegasse e abrisse a porta para que ele pudesse se sentar nas minhas motos.“
Eles construíram uma pista de terra em sua propriedade para que as crianças pudessem praticar o quanto quisessem. Com a orientação de Earl, primeiro Tommy, depois Nicky, depois Roger Lee, todos se tornaram profissionais aos 16 anos. Os três competiram juntos uma única vez, na Springfield TT de 2001, varrendo os três primeiros lugares.
No ano seguinte, Hayden foi campeão do AMA Superbike e o seu talento foi notado pela HRC que o chamou para integrar a equipe de MotoGP em 2003. Como bem sabemos, o auge de sua carreira aconteceu em 2006, quando chegou ao título, até hoje o último norte-americano a fazê-lo.
Apesar de sua presença extremamente discreta nos boxes, a família Hayden sempre acompanhou de perto a carreira de Nicky, até sua inesperada morte em 2017. Earl lutava contra um câncer na garganta desde 2010. Em 2014 ele lançou um livro “The First Family of Racing”, que conta toda sua história.