Mesmo de saída da Yamaha, Franco Morbidelli foi autorizado a experimentar algumas peças novas nos testes coletivos de Misano, na segunda-feira (11). O italiano disse que prefere continuar com o material antigo.
A Yamaha trouxe novas peças aerodinâmicas, um novo chassi e um novo motor para o teste coletivo de segunda-feira em Misano. Só Fabio Quartararo experimentou o novo propulsor, enquanto Morbidelli percorreu 76 voltas em duas sessões, ficando com o 8ª melhor tempo.
“Não gostei da nova aerodinâmica nem do novo chassi. Vou continuar com a aerodinâmica e o chassi que temos”, disse secamente Morbidelli. “O novo chassi é um pouco diferente na frenagem, um pouco diferente aqui e ali. Mas nada melhora a natureza agressiva da nossa moto, nem mesmo um novo chassis ou uma aerodinâmica alterada“, resumiu.
A Michelin também trouxe um novo composto de pneu para os testes de Misano. Morbidelli deu de ombros: “Eles pareciam muito semelhantes aos pneus de corrida que já usamos. O pneu dianteiro era um pouco mais duro e deu melhor resposta.”
Está claro desde agosto que não haveria lugar para Morbidelli na equipe de fábrica da Yamaha no próximo ano. O seu futuro tem sido veiculado à Pramac Racing e a Gresini. Mas o fato de estar testando partes da Yamaha para 2024 sugere que o italiano ainda não tem um contrato assinado.
“Aprendi muito nestes últimos anos e isso ajudou-me a desenvolver-me como pessoa, agora consigo lidar melhor com situações difíceis“, refletiu Morbidelli. “Quero passar o resto da temporada de 2023 com a melhor atitude possível. Estou em crise no momento, não há como negar, mas vou aproveitar o intervalo até o GP da Índia para recarregar as baterias e depois enfrentar o resto da temporada.“
A situação de Morbidelli passa pelo entrave de Marc Márquez. O espanhol, frustrado com a Honda, tem procurado alternativas e o que se fala é de que estaria disposto a ingressar na Pramac ou na Gresini em 2024, o que naturalmente põe o futuro do italiano em modo de espera. A situação deve estar mais clara até o GP da Índia, entre 22 e 24 de setembro.