Após deixar a Argentina, os pilotos de MotoGP, Franco Morbidelli e Luca Marini se juntaram à Eric Granado e Diogo Moreira no circuito de Goiânia hoje (17) em um aquecimento para o GP do Brasil do ano que vem.
O evento, que foi aberto para o público, patrocinadores e imprensa, reuniu cerca de 10 mil pessoas no Autódromo Ayrton Senna próximo à Goiânia-GO, circuito este que foi totalmente reformado para voltar a receber a Categoria Rainha do Motociclismo, como já fizera entre 1987 e 1989.
Também estava presente Carlos Ezpeleta, o filho do chefão da MotoGP, Carmelo Ezpeleta e hoje o principal responsável pela condução da modalidade no dia a dia. O espanhol veio conferir como os trabalhos de melhoria na pista estavam indo.
Morbidelli foi escolhido para participar devido à suas ligações com o Brasil, já que é filho de mãe pernambucana. O piloto da VR46 Racing, que andou de Ducati Panigale V4S ficou impressionando: “Nunca tinha estado em Goiás. Circuito lindo, lindo”, disse.
Granado e Marini pilotaram modelos CBR1000RR-R já que ambos são pilotos patrocinados pela Honda. Essa também foi a primeira vez do irmão de Valentino Rossi nessa pista. Granado, que já venceu corridas em campeonatos brasileiros lá, agitou o público na arquibancada principal.
Principal nome do motociclismo brasileiro correndo no exterior no momento, Diogo Moreira participou com uma Yamaha R1 cedida pela filial brasileira da marca, o que reforça nossa impressão de que o brasileiro de 21 anos já tem alguma ligação com elas para os próximos anos.
Além de tudo, os organizadores do GP do Brasil de 2026 anunciaram a data oficial da etapa: 29 de março, provavelmente na sequência do GP da Argentina, embora o calendário completo ainda seja um mistério. Este ano, a próxima rodada acontece nos EUA no final do mês.
A última etapa de MotoGP no Brasil aconteceu em 2004 no extinto Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. A iniciativa para trazer a categoria de volta à Goiânia ocorreu por meio do governador do Estado do Goiás, Ronaldo Caiado, que contou os próximos passos.
“Aquela área lá será toda reconstruída. Esses prédios aqui serão todos demolidos. Aqui será construído um prédio ultramoderno. A pista também será refeita com todos os cuidados”, disse Caiado ao jornal A Redação. O circuito ainda precisa da aprovação definitiva da FIM.



