Franco Morbidelli e Thomas Lüthi foram convidados pela Honda para participar das 8 Horas de Suzuka, no Japão, em julho. Os dois, que são companheiros na equipe Marc VDS, ainda precisam confirmar à marca japonesa a decisão final.
Quem fez a revelação foi o chefe da equipe belga, Michael Bartholemy, que ainda confessou não gostar muito da ideia. O dirigente prefere ver Morbidelli e Lüthi focados nessa que é a sua primeira temporada completa na MotoGP.
“Posso confirmar que recebemos um pedido da Honda para Tom e Franco, e a decisão deve ser tomada por nossos pilotos, embora eu não seja fã disso“, disse Bartholemy. “Gostaria de ver Morbidelli e Lüthi concentrados na MotoGP, é a sua primeira temporada e por isso é muito importante manter o foco”, completou.
As 8 Horas de Suzuka são a corrida de Endurance mais prestigiada do motociclismo e está especialmente interessante em 2018: pela primeira vez em muitos anos, as quatro principais montadoras japonesas, Honda, Yamaha, Suzuki e Kawasaki terão equipes oficiais e motos atualizadas para vencer.
A Honda, que não participa oficialmente desde 2008 chega motivada em frear o domínio da Yamaha, que vence ininterruptamente a prova desde 2015 utilizando pilotos de MotoGP, como os ex-pilotos da marca, Pol Espargaró e Bradley Smith.
Para esse ano, a Honda já revelou sua moto, a CBR1000RRW, uma versão especial da Fireblade especialmente desenvolvida pela HRC, o braço esportivo da marca. Até o momento, apenas um piloto está confirmado oficialmente, o japonês Takumi Takahashi.