A equipe VR46 Racing Team confirmou hoje (16) o que todo mundo já sabia: que Franco Morbidelli será um de seus pilotos na temporada 2025 de MotoGP. O italiano correrá ao lado de Fabio di Giannantonio.
Morbidelli foi o primeiro piloto da academia de Valentino Rossi a obter sucesso mundial, ao ser campeão da Moto2 em 2017. Nos últimos anos, no entanto, o piloto de 29 anos entrou em uma espiral descendente e essa “volta para casa” é mais uma chance de voltar a brilhar.
“Estou muito feliz em anunciar que assinei com a VR46 Racing Team para a temporada de 2025. Definitivamente me sentirei em casa aqui, quero muito fazer bem e retribuir, com bons resultados, essa confiança tanto para mim quanto para toda a equipe”, disse Morbidelli. “Quero voltar no tempo e me alegrar novamente com todo o grupo. Um sincero agradecimento a toda a VR46 Riders Academy e à minha gestão, Vale, Carlo, Uccio, Albi e Gianluca, amigos, mas também figuras-chave na realidade VR46. Mal posso esperar para começar esta nova aventura juntos.”
Alessio “Uccio” Salucci, braço direito de Valentino Rossi e principal diretor da equipe, também está feliz com o retorno de Morbidelli: “Franco foi o primeiro piloto a entrar na VR46 Riders Academy, nós o conhecemos há anos, o vimos crescer em Tavullia e hoje, com grande satisfação, podemos dizer que ele se juntará à equipe a partir da próxima temporada”, comentou.
“Ele é um piloto de grande talento, mal podemos esperar para recebê-lo e deixá-lo aproveitar a atmosfera familiar e caseira que nos distingue. Ele continuará a correr com uma Ducati, uma Desmosedici GP24, e temos certeza de que ele poderá lutar com o grupo dos caras mais fortes”, adicionou.
Filho de pai italiano e de mãe pernambucana, Morbidelli teve o seu melhor momento na carreira na temporada 2020, onde venceu três corridas e ultrpassou o então companheiro de equipe, Fabio Quartararo, na disputa pelo título, que acabou com Joan Mir (Suzuki).
Desde então, contudo, Morbidelli não conseguiu manter aquele momento. Nas duas temporadas em que correu pela equipe de fábrica da Yamaha, o italiano poucas vezes andou na frente de Quartararo e o mesmo acontece agora na Pramac Racing, onde tem como colega o ilustre Jorge Martin.