A Ducati apresentou hoje (16) a Monster Senna, uma edição limitada que presta homenagem ao tricampeão de Fórmula 1 brasileiro, morto há 30 anos na Itália. O piloto tinha uma relação próxima com a marca.
Senna, que morreu em um grande acidente no GP de San Marino de 1994, a poucos quilômetros da fábrica da Ducati, em Bolonha, ganhou de presente uma Ducati 851 e foi proprietário de uma recém lançada Monster 900, considerada a primeira naked moderna, em 1993.
Poucos dias antes do acidente, Senna havia fechado um acordo com a Ducati para emprestar no seu nome a uma edição especial da Ducati 916, colaboração que resultou na “Ducati 916 Senna”, que teve três tiragens limitadas nos anos 1990.
Agora, a marca voltou a homenageá-lo com uma edição especial da Monster, que recebeu a mesma pintura amarela com listras azuis e verdes do seu icônico capacete, que representam a bandeira brasileira. As listras estão na moldura do painel, tanque de combustível e capa do assento traseiro.
A apresentação aconteceu no próprio circuito de Imola, onde Senna teve o seu acidente fatal e a F1 corre esse fim de semana. Estavam presentes, o CEO da Ducati, Claudio Domenicali, a presidente da Senna Brands, Bianca Senna e os pilotos de MotoGP, Pecco Bagnaia e Enea Bastianini.
“Ayrton Senna foi e sempre será um ícone, uma lenda do esporte, uma pessoa extraordinária e também um motociclista apaixonado, a quem queremos homenagear com um de nossos modelos mais icônicos”, disse Domenicali. Senna foi um dos primeiros proprietários da Monster 900 e representou perfeitamente os valores desta moto: estilo, ousadia e diversão. A Monster Senna é uma demonstração de como estamos honrados em poder definir um campeão desse nível incrível como um Ducatista.”
Bianca Senna também discursou: “Essa colaboração com a Ducati é de grande valor para nós. É um modelo perfeito para relembrar o estilo de vida de Ayrton, focado em performance, mas com grande capacidade de aproveitar os momentos de lazer. Tenho certeza de que os fãs de Senna ao redor do mundo encontrarão nessa parceria uma autentica homenagem ao seu legado.”
Nenhuma alteração técnica foi dita, portanto presume-se que as especificações técnicas permaneceram inalteradas: motor V-Twin Testastretta de 937 cm³ que rende 111 cv a 9.250 rpm e 9,5 kgf.m a 6.500 giros para empurrar 188 kg já totalmente abastecida.
Os garfos invertidos Öhlins de 43 mm são completamente reguláveis, assim como o amortecedor traseiro e o amortecedor de direção. A moto conta com 3 modos de pilotagem, ABS em curvas, 8 níveis de controle de tração, antiwheelie, quickshifter e controle de largada.
Apenas 341 unidades serão montadas. Cada uma virá com um certificado de autenticidade e uma capa protetora exclusiva, o que certamente enriquecerá o seu valor de coleção nos próximos anos, assim como as Ducati 916 Senna se tornaram.